Acquabios inaugura planta fabril de purificadores de água em Farroupilha

Com a perspectiva de grandes oportunidades no mercado brasileiro de purificadores de água, mas com estrutura de produção limitada e sem alternativas de expansão no espaço atual, em Caxias do Sul (RS), a Acquabios deu início a um plano de crescimento que acaba de ser concretizado.

Pioneira no desenvolvimento nacional da tecnologia de purificação de água para indústria e varejo, a empresa expande sua atuação e inaugura na quinta-feira (21) um novo parque fabril em Farroupilha (RS). Projetada com uma disposição horizontal, mais moderna, tecnológica e sustentável, a estrutura recebeu investimento superior a R$ 30 milhões e permitirá dobrar a capacidade de produção para os próximos anos.

De acordo com os diretores Ademir Rech e Daiane Panazzolo, o projeto foi viabilizado com recursos próprios e do BRDE. Com a nova estrutura, construída em menos de um ano, a meta é quase triplicar a receita para os próximos cinco anos. O investimento também permitirá a abertura de novos postos de trabalho. Atualmente, a empresa conta com 190 colaboradores diretos e o objetivo é chegar a 400 até 2026. O valor investido também contempla a aquisição de tecnologias e equipamentos responsáveis por modernizar a produção de purificadores de água.

Rech afirma que o plano de crescimento começou a ser traçado em 2018, quando a Acquabios percebeu a necessidade de ampliar a sua estrutura. Naquele ano, o apetite para novos negócios e o atendimento das demandas do setor passou a conflitar com as limitações de produção da atual sede, localizada no Bairro Salgado Filho, distribuída em três prédios e em área próxima de imóveis residenciais.

Após procurar novas instalações, até mesmo em outros estados, foi em Farroupilha, distante cerca de 20 quilômetros de Caxias do Sul, que a Acquabios encontrou a localização ideal, numa área com mais de 30 mil m², além de incentivos do poder público municipal que permitiram manter a produção de purificadores de água na Serra Gaúcha. A estrutura industrial e administrativa que será inaugurada tem 9 mil m² de área construída, com projeção de plano de ampliação no futuro, segundo a diretoria. Durante os meses de agosto e setembro, o transporte dos equipamentos foi realizado sem que a produção de filtros e purificadores da marca fosse paralisada.

O projeto contempla energia solar, climatização natural, estrutura para reutilização da água da chuva e poço artesiano. Há ainda a presença de áreas verdes, com espaços coletivos arborizados, que possibilitam reuniões e encontros ao ar livre, por exemplo.

De acordo com Daiane, o primeiro passo com a ampliação da estrutura é diversificar o mix de produtos, agregando novas tecnologias para atender o mercado. Além da utilização doméstica dos equipamentos, a Acquabios fabrica e comercializa soluções para indústrias de bebidas, farmacêutica e até petrolífera, fornecendo também componentes e produtos exclusivos.

 Os efeitos da pandemia impactaram de duas maneiras no trabalho e no plano de crescimento da Acquabios. Na nova fábrica, o início das obras precisou ser adiado em seis meses após o novo prazo para obter as licenças.

Em relação às vendas, Daiane comenta que a crise pandêmica fez com que a procura por filtros aumentasse devido à necessidade de distanciamento e sem que as pessoas pudessem sair de casa para comprar água engarrafada. Ao mesmo tempo, a praticidade na instalação e o custo-benefício do produto se tornaram atrativos para diferentes públicos, como das classes C e D, por exemplo.

Divulgação: Dinâmica Conteúdo Inteligente

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply