Com um portfólio de clientes como Unicred Porto Alegre, Mormaii, Telasul, Meber, Mundo Animal, Moinho do Nordeste, Keko, Sorvebom e S.E.R Caxias, a Bumbo Criativo, agência do grupo Blo.co, está celebrando seu primeiro aniversário. No pacote das comemorações, importantes metas superadas e projeção de crescimento de 70% para 2022.
Os resultados conquistados pela agência de Caxias do Sul (RS) ultrapassaram as projeções logo nos quatro meses iniciais. A Bumbo abriu as portas em abril de 2021 com quatro funcionários e seis contas. Hoje, já são 21 colaboradores e 15 clientes fixos, e para 2022 os planos seguem audaciosos.
Fundada por André Lima, Emerson Zaparolli, Helena Ben e Pâmela Rosa, a Bumbo Criativo atua com projetos, design, comunicação e web. A marca faz parte do Blo.co, grupo que nasceu a partir da agência Batuca – com unidades em Bento Gonçalves e Porto Alegre –, e que é composto ainda pela produtora Tamborim Filmes, também localizada em Bento Gonçalves.
O diretor de criação e responsável pela agência, Emerson Zaparolli, explica que a Bumbo despontou como um projeto ousado, com o objetivo de ser diferente do que se encontrava no mercado local. Na avaliação do sócio, entre os fatores para os ótimos resultados estão a sinergia entre os profissionais da equipe e a proximidade com os clientes, que resultam em mais agilidade e assertividade.

Thaís Wagner e Emerson Zaparolli – Foto: Bumbo Criativo/Divulgação
“Enxergamos 2022 como um ano ainda mais próspero e de consolidação da Bumbo. Estamos em pleno crescimento, com novas marcas e pessoas chegando para fazer parte do nosso time, o que nos anima muito. Mais do que expandir nossa estrutura ou equipe, queremos que cada vez mais pessoas conheçam nosso trabalho e a diferença que podemos trazer para marcas e negócios”, avalia o profissional, que antes de ser sócio da Bumbo trabalhou como diretor de arte e líder em um dos núcleos da coirmã Batuca.
Além da direção de Zaparolli, a equipe é coordenada por Thaís Wagner, com também longa passagem pela agência Batuca, e conta com profissionais das áreas de planejamento, atendimento, direção de arte, mídia, produção, redação e social media.
Apesar da Bumbo Criativo ter nascido a partir da Batuca e do reconhecimento dos quase 10 anos de mercado da agência bento-gonçalvense, o foco é reforçar, cada vez mais, a identidade própria, sem abrir mão do DNA do grupo Blo.co. Hoje, todas as empresas do conglomerado possuem uma gestão unificada e respondem ao mesmo CEO, o que traz um direcionamento claro, com valores, cultura e propósitos muito parecidos. Os setores administrativo, financeiro, comercial, gestão de pessoas e T.I. também são integrados e geridos pela equipe do grupo.
O CEO do Blo.co, o publicitário André Lima, enfatiza que apesar dessas similaridades, no dia a dia, as operações são totalmente independentes e funcionam com autonomia. Ainda de acordo com ele, a Bumbo tem uma dinâmica operacional diferente, até por ter uma equipe menor, o que permite mais agilidade em alguns momentos.
“É difícil não associar uma empresa a outra, até pelo fato de a Bumbo ter sido idealizada pelos fundadores da Batuca. Porém, a própria ideia da formação da Bumbo surgiu de uma inquietação e vontade dos sócios em construir uma agência diferente da Batuca. Mesmo sendo muito próximas, Bento Gonçalves e Caxias do Sul são cidades com diferenças significativas. A abertura da Bumbo era uma vontade que tínhamos para estar mais próximos de alguns dos nossos clientes e por enxergarmos uma grande oportunidade de mercado”, observa.