fbpx
Grupo Zaffari e Instituto Cultural Floresta doam cinco mil máscaras N95 à campanha Caxias Contra a Covid-19
24 de junho de 2020
Iniciada a revitalização do prédio da antiga Cantina Pão & Vinho
26 de junho de 2020

Agora é oficial: Festa Nacional da Uva fica para 2022

As princesas Milena Caregnato e Viviane Gaelzer, com a rainha Maiara Perottoni (centro) entregam a faixa em 27 de março de 2021 - Foto: Divulgação

A Comissão Comunitária e o Conselho Consultivo da Festa Nacional da Uva, que ocorre em Caxias do Sul (RS), decidiram, por unanimidade, pela transferência do evento para fevereiro de 2022. A data será determinada até a Festa das Colheitas, que será realizada de 5 a 28 de março de 2021, de sexta a domingo, quando também ocorrerá o evento de escolha da rainha e princesas, definido para o dia 27 de março de 2021. Os anúncios foram feitos no final da tarde de quarta-feira, 24 de junho.

A Festa da Uva estava agendada para acontecer entre os dias 12 e 28 de fevereiro do ano que vem. Porém, os efeitos da pandemia do coronavírus, o distanciamento social e as incertezas quanto à retomada da economia motivaram a transferência. A presidente da Comissão Comunitária, Sandra Randon, ressaltou que o atual cenário impossibilita o evento de escolha da rainha e princesa e outros que antecedem a Festa da Uva.

 “Vivemos um momento em que a emoção está à flor da pele, e isso faz a gente repensar muitas coisas. Não tem como organizar um evento do porte da Festa da Uva diante do risco de enfraquecer a marca”, comentou. Segundo ela, o concurso será muito importante para, a partir daí, iniciar um grande trabalho de divulgação. “No ano que vem a Festa faz 90 anos, e além da Festa das Colheitas, minieventos devem ser realizados em conjunto com poder público, entidades e toda a comunidade para comemorar a data”, destacou Sandra, que fez questão de agradecer aos representantes do Conselho. “Sairemos dessa pandemia fortalecidos e trabalharemos juntos para dar o destaque que a nossa Festa merece”, finalizou.

Festa das Colheitas

A Festa das Colheitas ocorreu em apenas um dos três finais de semana previstos. O evento foi suspenso dia 16 de março, atendendo a um Decreto da prefeitura de Caxias do Sul com um conjunto de medidas em razão da pandemia, mas teve uma grande aceitação na comunidade.

Formado por nomes do poder público e de entidades, representados pelo Prefeito Municipal, pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, pelo Reitor da UCS, pelo Presidente e Vice-Presidente da CIC, pelo Presidente da CDL, pelo Presidente do SIMECS, pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul e pelo Presidente do Sindicato Rural, esse Conselho contribui com a experiência interdisciplinar na elaboração das estratégias, na definição de ações que impactam nos resultados por meio de reuniões ordinárias. Hoje, o presidente do Conselho Consultivo é o empresário Ivanir Gasparin, também presidente da CIC Caxias.

Marta Sfreddo
Marta Sfreddo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *