Armazém automatizado da Tramontina é da Bertolini e Cassioli

“O projeto com a maior altura já entregue em 50 anos”. Essa é a visão do diretor da Bertolini Armazenagem, do Grupo Bertolini, Francisco Bertolini, sobre o novo case de sucesso com a marca Tramontina.

Com previsão para o início da operação no segundo semestre de 2021, a Bertolini e a Cassioli criaram o novo armazém automatizado da Tramontina, na unidade fabril Teec de Carlos Barbosa (RS). A parceria promete gerar mais espaço e rapidez na entrega ao criar um armazém com 41 metros de altura, um dos maiores do País, equivalente a altura de um prédio de 13 andares.

A fábrica da Tramontina Teec é uma das 10 fábricas da marca no Brasil, com mais de 22 anos de funcionamento. Seu armazém passará por um processo de modernização: o atual estoque no formato convencional será transferido para um armazém automatizado. A solução, desenvolvida pela Bertolini, na qual as estruturas porta-pallets sustentam o próprio armazém, é denominada “armazém autoportante”.

O sistema de armazenamento autoportante reduz a necessidade de etapas comuns dentro da construção civil de um armazém convencional. Fatores como tecnologia e conhecimento técnico constituem esse sistema de armazenagem, proporcionando o desenvolvimento de uma estrutura rentável, com menor tempo para a sua montagem e autossuportável, tendo como objetivo levar a maximização dos processos logísticos.

O novo armazém automatizado da Tramontina, que teve o projeto aprovado em 2017, exigiu uma preparação pesada do terreno, além da construção e instalação do sistema de armazenagem criado pela Bertolini. A unidade, que antes precisaria de 10 mil metros quadrados para armazenar seu estoque, terá a mesma quantidade de produtos em 2 mil metros quadrados, gerando assim uma possibilidade de expansão e crescimento da sua linha de produção.

Toda a linha de produtos produzida pela Tramontina Teec será armazenada nesse novo formato de armazém, ou seja, mais de 7% dos 18 mil itens do portfólio da marca Tramontina, produzidos nas 10 fábricas espalhadas pelo País. Em Carlos Barbosa estarão armazenados produtos como cubas, tanques, pias, fornos, cooktops, coifas e lixeiras, itens de médio a grande volume.

“O sistema de armazenagem autoportante com transelevador conseguiu maximizar a capacidade de armazenagem na área disponível em aproximadamente três vezes mais do que um armazém comum, além de prever um aumento na eficiência de movimentação que será feita de forma 100% automatizada”, comenta o gerente Regional de Vendas da Bertolini, Israel Schimitz. Graças à nova estrutura da Bertolini e a automação da Cassioli, a Tramontina conseguirá focar na agilidade com que os produtos serão expedidos e entregues para os centros de distribuição e lojas.

A Bertolini e a segmentação de negócios

O Grupo Bertolini sintetiza uma história de mais de 50 anos evidenciando a força do empreendedorismo, traduzindo-a em uma trajetória de sucesso. Com diversificada segmentação de negócios, está entre as grandes empresas gaúchas com atuação em âmbito nacional, com operações nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Goiás e São Paulo e também no mercado exterior. Atualmente emprega 1.050 colaboradores.

Atuação internacional da Cassioli

Cassioli é um grupo com atuação internacional no fornecimento de soluções de plantas para movimentação e automação industrial, com sistemas automáticos controlados por softwares específicos, capazes de realizar intertravamento, montagem, embalagem e armazenamento. A empresa possui três unidades de produção diferentes entre a Europa e a América Latina, bem como inúmeras filiais e parceiros comerciais espalhados por todo o mundo.

Divulgação: Dinâmica Conteúdo Inteligente

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply