A biografia “Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin” rememora a trajetória pessoal, o legado artístico, a criação literária e o olhar apurado para a fotografia do talentoso Ary Trentin (1942-2002). O livro finalizado pelo jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, uma edição luxuosa com 204 páginas, será lançado no dia 24 de março, às 19h, na Galeria Municipal de Arte, na Casa da Cultura de Caxias do Sul.
Foi com a antologia poética Matrícula”, lançado em Caxias do Sul em 1967, obra que também reuniu textos de José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Oscar Bertholdo e Delmino Gritti, que o professor, escritor e fotógrafo Ary Trentin passou a demarcar sua presença no meio intelectual serrano – do qual foi uma das mais proeminentes personalidades entre as décadas de 1960 e 1990.
Embora não tenham se conhecido, há elementos que aproximam Marcos Kirst de Ary Trentin. Ambos foram premiados pelo Concurso Anual Literário de Caxias do Sul – e foi, justamente, esse evento que de fato colocou o autor do livro no caminho da família do biografado. Por conta dos 50 anos do concurso, comemorados em 2016, a prefeitura reuniu vencedores do certame. Ali, Kirst teve contato com a arquiteta Cristina Mioranza, entusiasta e guardiã do espólio artístico-cultural de seu tio. O jornalista acabou saindo desse encontro com mais um trabalho de cunho historiográfico encomendado.
Kirst só começaria a trabalhar nele a partir de 2018. Desde então, dedicou-se a coletar depoimentos de pessoas próximas a Trentin e a pesquisar sobre sua trajetória pessoal e profissional, estabelecendo um panorama do seu legado. “Ele fez a diferença em todos os ambientes em que atuou, e sempre fez questão de compartilhar seus múltiplos talentos”, observa Kirst.
Alguns deles foram descobertos ao longo do processo de aprofundamento sobre a vida de Trentin, um homem humanista nascido em Gramado, em 1942. “Foi fantástico conhecer suas várias facetas. Além das mais conhecidas, de poeta e fotógrafo com um olhar diferenciado para com o mundo, ele foi um comunicador fascinado pela TV e pela mídia, ajudando a instalar o Núcleo Audiovisual na UCS, sendo um pioneiro nessa área. Também esteve envolvido no projeto ECIRS, mostrando sua preocupação em resgatar elementos da cultura da Região. Ele foi uma figura que doou seu conhecimento para a comunidade ”, elogia Marcos Kirst.
Ary Nicodemos Trentin foi professor universitário licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e mestre em Letras, além de especialista em Fotografia Documental pelo Centro Internacional de Fotografia, de Nova York. Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas premiações, tanto no campo literário, como o Prêmio Nacional de Poesia do Estado de Goiás (1980), quanto no segmento fotográfico, como o Kodak (1982).
Seleções de poesias e textos de Trentin, como as cartas que costumava trocar com amigos, bem como de seu acervo fotográfico, portanto, vão rechear ao lado de fatos da sua vida a luxuosa edição da biografia, cujo projeto foi contemplado pela LIC Municipal de Caxias do Sul, com apoio cultural de Hbella, Blue Tree Towers, Âmbar, Menon e NL Informática. O parceiro cultural é a Editora São Miguel.
O livro terá distribuição gratuita para convidados. Parte dos exemplares estará disponível aos interessados, no dia do lançamento, pelo valor de R$ 50,00, com renda revertida para o Instituto Filhos, de Caxias do Sul.