Vinícola Aurora lança projeto de inclusão para pessoas com deficiência

A Cooperativa Vinícola Aurora foi uma das 15 selecionadas pelo programa “Fundo Social” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). O projeto “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” foi contemplado para a promoção do desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência, bem como a capacitação de seus responsáveis ao empreendedorismo e à inserção no mercado de trabalho.

Até dezembro, cerca de 200 moradores de Bento Gonçalves serão beneficiados com oficinas pedagógicas e palestras, que fortalecerão o desenvolvimento pessoal, o empreendedorismo, a gestão financeira e a conscientização da população sobre o tema.

Nesta primeira etapa, portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Associação Pró-Autistas Conquistar (APAC), estão sendo atendidos pelo projeto. As intervenções lúdicas buscam ajudá-los na interação social e no desenvolvimento pessoal. A entidade existe desde 2002, sendo a única no estado do Rio Grande do Sul com assistência ao público acima dos 18 anos.

A partir de setembro, o “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” realizará atividades com os jovens e adultos com Síndrome de Down atendidos pela Associação Integrada de Desenvolvimento Down (AIDD). Criada em 1989, a instituição promove e integra socialmente pessoas com deficiência intelectual, sendo a inclusão delas no mercado de trabalho um dos principais objetivos.

Segundo dados do IBGE, três em cada 10 pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho, e menos de 40% possuem escolaridade mínima completa.

“As oficinas visam ao respeito e à individualidade de cada participante para que busquem integralmente seu desenvolvimento. Vamos ajudar a prepará-los para o convívio em sociedade e para oportunidades no mercado de trabalho por meio das capacitações. O programa permitirá que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida, maior autonomia e crescimento econômico financeiro”, exalta Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora.

As oficinas do “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” foram estruturadas a partir das principais necessidades identificadas pelas associações beneficiadas e os planos pedagógicos são construídos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) de Bento Gonçalves, organização que executará as atividades até o fim do ano.

“O Senac é uma instituição reconhecida no mundo do trabalho, especialmente por sua capacidade de adaptar as necessidades das empresas com profissionais e equipes extremamente qualificados. Além disso, o fato de já termos executado outros projetos sociais nesta linha de atuação nos permite trabalhar com segurança no alcance dos objetivos da iniciativa com a Aurora”, finaliza Quelem Maciel, a assistente de Soluções Corporativas do Senac Bento Gonçalves.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Cooperativa Vinícola Aurora

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply