Caxias do Sul passa a contar com biometria para passaporte italiano

Os constantes movimentos do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre para aproximar seus serviços dos cidadãos italianos no Rio Grande do Sul chegam, de forma inédita, para uma nova proposta em Caxias do Sul. A maior cidade da Serra e um dos principais centros irradiadores da cultura italiana no Estado começa a ofertar, a partir do dia 25 de agosto, a coleta de dados biométricos para a emissão e a renovação do passaporte italiano.

O serviço, operado pelo Consulado Honorário Italiano de Caxias do Sul, demarca um momento histórico na trajetória do Consulado-Geral. Antes da atual gestão, comandada pelo Cônsul-Geral, Valerio Caruso, essa facilidade nunca havia sido disponibilizada na cidade. “O objetivo é potencializar a rede honoraria para fortalecer os serviços consulares oferecidos em todo o territorio do Estado. Caxias do Sul ocupa uma posição estratégica para nós, por tudo que representa nos aspectos social, cultural e econômico, não apenas no Estado como também no país. É motivo de muita satisfação acolher nossos cidadãos e oportunizar, com nosso empenho, esse benefício a uma cidade que tanto fez e segue fazendo por nossa causa”, comenta Caruso.

Inicialmente, esse serviço de valorização e resgate de origens estará disponível como apoio ao Consulado-Geral no atendimento ao público. Em um primeiro momento, a biometria em Caxias do Sul será limitada a requerentes com idade até 18 anos e acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais (PCD) e cidadãos italianos com comprovada urgência.

Os agendamentos deverão ser solicitados pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it, preenchendo no campo assunto “solicitação de passaporte”. Os requerentes receberão as informações sobre a documentação a ser providenciada. Para os cidadãos italianos que não se enquadram nas especificações acima, a orientação é para que façam as solicitações de biometria ao Consulado-Geral, através do e-mail  passaporti.portoalegre@esteri.it.

O serviço que chega a Caxias do Sul segue o cronograma de implementações programado pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A biometria, por exemplo, já foi levada ao interior em três oportunidades, passando por Farroupilha, Passo Fundo e Carlos Barbosa no âmbito do projeto “ANDIAMO” de coleta de impressões digitais no interior do Estado.

Sob a gestão de Caruso, a Representação Diplomática vem modernizando e ampliando os serviços oferecidos à comunidade gaúcha com o objetivo de tornar o Rio Grande do Sul um centro de atividades italianas no Brasil. “Somos o Estado mais italiano do mundo fora da Itália, logo temos a responsabilidade de oferecer os melhores serviços consulares do mundo”, afirma o Caruso, que, entre outras ações, está criando uma agenda de trabalho bastante forte a fim de atrair empresas italianas para o Estado e ampliar as parcerias RS-Itália. “Estamos empenhados, juntamente com o Cônsul Honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, em fortalecer as relações entre a Serra Gaucha e a Itália, e certamente teremos ótimos resultados a partir desse trabalho”, garante o Consul Geral da Itália em Porto Alegre.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply