Na terça-feira, 15 de junho, às 19h30, o Átrio do Farol Santander Porto Alegre recebe a terceira edição do CEIA Talks. Organizado pelo hub criativo CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), o bate-papo terá como tema “CriptoArte: Uma Revolução na Arte Digital“.
A transmissão, ao vivo e gratuita, será através do canal oficial do CEIA no YouTube. Para conduzir o debate, a jornalista especializada em tecnologia Patrícia Knebel contará com a companhia da dupla à frente do UseCripto, projeto de educação financeira em criptomoedas, Kaká Furlan e Caroline Souza, da pesquisadora e arte-educadora Kailã Isaias e do artista visual e ilustrador Daniel Griza.
O encontro traz um tema que ganhou destaque a partir do segundo semestre de 2020: criptoarte. Apesar de parecer novo no mercado, o negócio está cada vez mais popular, caindo no gosto do público. “O universo das criptomoedas e NFT’s (token não fungível) teve seu boom, atraiu tanto o mercado quanto artistas para esse novo modelo de venda de arte pela internet. Aliás, há grande expectativa de que o formato ganhe força e seja a principal janela de negociação de arte digital muito em breve”, destaca Albert Fagundes, content creator do CEIA.
Para se ter ideia da relevância e a necessidade de jogar luz sobre o assunto, a peça Everydays – The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann, foi leiloada por US$ 69,3 milhões. Além disso, o volume de obras no mercado de criptoarte ultrapassou 80 milhões de unidades em fevereiro deste ano, segundo o CryptoArt.io. Ou seja, mostrando como o campo é uma janela importante para artistas, mercado e público.
Levando em conta a força econômica, o impacto cultural e social do movimento, o talk traz personagens ligados a pesquisas em Arte Contemporânea, artistas visuais imersos no universo digital e educadores financeiros especializados em criptomoedas e bitcoins. A união de diferentes áreas visa propor uma rica troca com as visões e experiências de Daniel Griza, Kailã Isaias e Caroline Souza e Káka Furlan. A dupla da UseCripto, inclusive, é referência nacional no assunto, participando de entrevista em rede nacional, como no programa Conversa com Bial, da Rede Globo.
Na edição, o CEIA Talks abordará a valorização da arte criptográfica, mas também quer se debruçar sobre o conceito de criptoarte, o funcionamento da autenticidade de cada obra, o que é e como funciona o blockchain (acervo digital que pode ser acessado a qualquer momento, uma base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação), entre outros pontos.
É importante destacar que a edição do CEIA Talks não terá público no local seguindo os protocolos de saúde estabelecidos pelo governo estadual e municipal, e será transmitido gratuitamente pelo canal oficial do CEIA no YouTube: https://bit.ly/36S3Zax
Os convidados do CEIA Talks
Kailã Isaias é arte-educadora na Fundação Iberê e produtora cultural. Participante do Grupo de Pesquisa Territorialidades na Arte Contemporânea: Experiências Artísticas na internet no Brasil, vem estudando as conexões do Sistema da Arte com a internet e, mais recentemente, voltado os estudos às NFT, disponibilizando textos de apresentação e análise sobre o tema no site Conectart BR.
Aos 17 anos, Caroline Souza queria ser baterista rockstar, mas acabou se formando em Odontologia pela UFRGS porque era mais “garantido”. Depois de abandonar o curso, tornou-se baterista na banda de som instrumental “As Aventuras”, formada por cinco mulheres, e educadora financeira de criptomoedas na UseCripto.
Kaká Furlan é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS, com passagens em agências de publicidade em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. É empreendedora, entusiasta de criptomoedas, blockchain, apaixonada por tecnologia e fundadora da UseCripto.
Daniel Griza é ilustrador, artista visual e tatuador das estrelas. Trabalha atualmente com temáticas como scifi, futuristas e contemporaneidade distópica.
A mediação será feita por Patrícia Knebel, content creator, estrategista de conteúdo e fundadora do Estúdio Editorial – Innovation Content Lab. É autora de diversos livros, entre eles “Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul” e “Mundo Conectado: como a Internet das Coisas está revolucionando os negócios, as cidades e a vida das pessoas”. Formada em Jornalismo pela PUC-RS, possui MBA em Marketing e Negócios pela UFRGS. Cursou Produção de Conteúdo Digital pelo Norman Nielsen Group, em Nova York (EUA). Foi correspondente internacional do website Infosur-Hoy-GDIT, baseado em Washington. Curadora da série Protagonismo Feminino, do projeto Dito Efeito, uma iniciativa da uMov.me e do Pacto Alegre.
O que é a plataforma CEIA
Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, apresentará ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações. A plataforma – física e digital – de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil. Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.
Divulgação: Pulso Comunicação Criativa