Conexo completa um ano com mais de 50 projetos desenvolvidos

A Conexo, plataforma de inovação aberta das Empresas Randon, consolida o primeiro ano de atuação com um balanço positivo: são mais de 50 projetos desenvolvidos, programas que reuniram cerca de 200 participantes e conexão com pelo menos 70 startups.

Pensada com o propósito de ser um espaço de cocriação, de cooperação e de aprendizagem de novas habilidades técnicas e comportamentais, a empresa apresentou movimentos importantes no desenvolvimento de projetos e compartilhamento de conhecimento, como o Palco Conexo, a ExO, o Start, programa de intraempreendorismo, e o Startup Creator.

“Por meio de programas de desenvolvimento, desafios e mentorias, nosso objetivo é criar conexões para gerar conhecimento, fomentar o espírito empreendedor em cada pessoa, valorizar ideias e fortalecer networking, além de resolver problemas reais e gerar novas possibilidades de negócios”, afirma a Diretora na Conexo, Veridiana Sonego.

Ainda que a criação da plataforma tenha sido motivada pela identificação da oportunidade das Empresas Randon de ampliar sua atuação com a comunidade e com empreendedores, a Conexo estendeu suas fronteiras e atende empresas de diversos segmentos. A chegada recente das empresas RAR e Florense como clientes, e de novos parceiros, como Aero Estúdio Digital, weme, Modo8, DokaLab, Beta Hauss, BTI e Respira, além do Instituto Hélice.

O programa Start, no qual intraempreendedores dão o primeiro passo para entender um problema e explorar oportunidades de negócios num ambiente de colaboração e aprendizado, contou com seis turmas e 139 participantes em um ano, e oito das soluções desenvolvidas passaram para uma fase mais madura, o Startup Creator. Nesse programa, as equipes do Start e startups que participam com aporte do Sebrae têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento das soluções para o mercado. A primeira edição contou com 32 participantes com sete soluções do Start e duas startups externas.

O programa de desenvolvimento ExO, que capacita colaboradores de diversas áreas e níveis hierárquicos para explorar tecnologias, apropriarem-se de ferramentas de design e buscar soluções inovadoras, já apresenta grandes resultados: desde sua primeira edição, são 71 participantes (chamados ExOs) e 92 projetos. Algumas das inovações são a utilização de drones para a contagem dos estoques nas unidades fabris, a utilização de inteligência, geolocalização e comunicação integrada para otimizar o transporte de cargas em fábrica, e a utilização de inteligência artificial para recrutamento e seleção de pessoas.

A sede física da empresa, com 945m², conta com espaço para eventos, treinamentos, coworking, salas de reuniões e tecnologias experimentais. É um ambiente pensado para favorecer a colaboração, confiança e conexões, além de estimular a criatividade. Lugares amplos, confortáveis, convidativos à circulação que possibilitam a atuação de empresas de diferentes segmentos e das mais diversas áreas para trabalharem juntas – de grandes organizações a startups, de autopeças à indústria moveleira, da engenharia de produto a áreas comerciais, de RH, finanças e marketing”, conta o Head da Conexo, Léo Vitor Redondo. No digital, há ainda mais espaço para interação e compartilhamento de experiências.

Palco Conexo

No Palco Conexo, evento que compartilha cases de empresas, pitches de startups e soluções de startups conectadas, já foram realizadas mais de 25 edições, com mais de três mil pessoas impactadas.

Conexo Challenge

O Conexo Challenge é uma iniciativa que busca conectar empresas parceiras com startups de todo o Brasil que tenham soluções para os desafios dos seus negócios.

Empresas parceiras

A Conexo tem, entre seu portfólio de empresas parceiras, outras unidades das Empresas Randon, como Fras-le, Randon Implementos, Suspensys, Castertech, Jost Brasil, Master, Banco Randon e Randon Consórcios, e empresas de outros ramos de atuação, como Sicredi Pioneira, RAR, DB Server, Semente Negócios, Sebrae RS, Nomad e Copihel.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Conexo

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply