Conheça os novos dirigentes do maior sindicato industrial da Serra

Implementar uma nova identidade institucional, ampliar as parcerias público-privadas e aprimorar o relacionamento com seus mais de 4.500 associados: é o que planeja a nova gestão do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), apresentada oficialmente à imprensa nesta quinta-feira (19), em sua sede, em Caxias do Sul (RS).

Os novos dirigentes, eleitos em novembro do ano passado, assumem no dia 2 de fevereiro para comandar o maior sindicato industrial da Serra Gaúcha pelos próximos três anos. À frente, Ubiratã Rezler, da Rezler Chavetas e Usinados, que aos 48 anos se torna o empresário mais jovem a assumir a presidência do sindicato.

Ao seu lado, Ubiratã Rezler vai contar com a atuação de três vice-presidentes: Ruben Bisi, executivo da Marcopolo que assumirá a vice-presidência de Relações Institucionais; Gustavo Polese, das Empresas Randon, que será vice-presidente Administrativo-Financeiro; e Alessandro Ferreira, também da Marcopolo, na vice-presidência de Relações Trabalhistas. Todos faziam parte dos quadros diretivos do Simecs nas gestões anteriores.

Fazer a diferença na formação de pessoas, capacitar e entregar valor às empresas associadas, além de defender as demandas do setor junto ao governo federal, estão no radar da nova diretoria. “Vamos aprimorar o case de ressignificação do Simecs, com o olhar voltado para a inovação”, pontuou o novo presidente. Além de promover a inovação e a competitividade da indústria, o sindicato atua na representação de seus associados junto às instâncias políticas e econômicas.

O sindicato em números

Com 65 anos, o Simecs é uma das maiores entidades patronais do Sul do País. Reúne mais de 4.500 empresas em sua base, em 17 municípios da Serra Gaúcha, que juntas respondem por 66 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões.

Quem é Ubiratã Rezler

Participa ativamente de movimentos associativos, com olhar atento à coletividade, contribuindo em grupos como Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do qual foi presidente por quatro anos. Nesse período, promoveu, junto de voluntários, diversas ações junto a instituições civis e governamentais para o desenvolvimento e a competitividade do setor e das mais de 100 empresas associadas. Atualmente, é gestor e líder na Rezler Indústria de Chavetas e Usinados Ltda e participa do Conselho de Administração do APLMMeA, do Conselho Consultivo SESI/SENAI e dos Conselhos Deliberativos CONLIDER e COPEMI pela FIERGS, e da CIC de Caxias do Sul.

É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Especialização e Mestrado na mesma instituição. Foi professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Em 2010, retornou ao ramo empresarial, e a partir de então dedicou-se à formação empresarial frequentando MBA de Gestão Comercial pela UNISINOS e diferentes cursos em diversas instituições, sendo o Executive Program, pela UCS, e A Jornada do Lider Transformacional, por Daniel Martin Ely, os mais recentes.

Quem é Ruben Antonio Bisi

É graduado em Engenharia Operacional pela UCS e possui MBA em Gestão Organizacional pela FGV e formação em STC pela Universidade de Northwestern, em Chicago, USA. Atua na Marcopolo há 45 anos, passando pelas áreas Industrial, Engenharia e Marketing. Nos últimos 20 anos, desempenhou a função de Diretor de Estratégia, Negócios Internacionais e Diretor do Negócio Ônibus. Atualmente, vice-diretor do Simecs, diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, vice-presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus, vice-presidente da CIC Caxias, conselheiro da FIERGS/Coinfra/Logística, conselheiro da Educaxias Educação Infantil e conselheiro do Instituto BESC Humanidades e Economia.

Quem é Gustavo Souto Polese

É advogado e atua como diretor Jurídico-Corporativo de empresas nacionais e multinacionais desde 1998, além de já ter exercido a atividade de consultoria pro-bono em escritórios de Advocacia em Nova Iorque, Estados Unidos. É mestre em Direito pelo UNICURITIBA (Paraná), com ênfase na área do Direito Concorrencial. Especialista em Direito Administrativo – Regulatório pela Universidade de Burgos – UBU, na Espanha. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão de Tributos pela USP/Exalq – 2021/2022. Autor do livro Contrato Associativo – Análise crítica do modelo de contrato associativo adotado no Direito Concorrencial Brasileiro.

Quem é Alessandro José Ferreira

Executivo com atuação na área de Gestão de Pessoas há 25 anos, atuou em empresas de grande porte nacionais e multinacionais. É graduado em Sistema de Informação pela Organização Superior de Ensino e tem especialização em Desenvolvimento de Competências de Liderança pela FGV, em Desenvolvimento de Liderança – Universidad Adolfo Ibáñez – Centro de Educación Ejecutiva (Chile), nos módulos de Equipe de Alto Desempenho, Gestão Efetiva de Recursos, Gestão de Compromisso/Confiança e Comunicação. Atua desde abril de 2014 na Marcopolo, onde atualmente é Diretor de Gestão de Pessoas. É diretor do SIMPLAS desde novembro de 2020, e atua no SIMEFRE/SP desde 2020.

Texto: Marta Guerra Sfreddo
Divulgação: Assessoria de Imprensa Simecs

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply