fbpx
Gustavo Susin, Clayton Macedo e Eduardo Silva apresentam novo conceito em clínica para promover um estilo de vida saudável
Caxias do Sul ganha franquia focada em saúde e estilo de vida
01/09/2020
Estratégia é incentivar o consumo consciente além de dar desconto nas compras aos clientes que retornarem à loja com a ecobag
Consumo consciente motiva ação de aniversário da Bellopano
03/09/2020

Collab de marcas em loja temporária incentiva economia criativa

Le Marché Chic estreia Boutique Ephémère com collab de marcas em apoio à economia criativa de Caxias do Sul

Le Marché Chic estreia Boutique Ephémère com collab de marcas em apoio à economia criativa de Caxias do Sul - Crédito: Jéssica De Carli

Os reflexos da pandemia foram sentidos com mais força pelos pequenos empreendedores, principalmente os que endossam o setor da economia criativa, que no Brasil corresponde a 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 4,9 milhões de postos de trabalho. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os setores cultural, artístico, editorial e arquitetura, englobados pela economia criativa, registraram perdas de até 90%.

Na tentativa de diminuir esse impacto, um grupo de artistas que faz parte dos expositores do Le Marché Chic, de Caxias do Sul (RS), e que depende primordialmente desses eventos presenciais para gerar renda, uniu-se em uma experiência colaborativa de venda durante a pandemia. A Boutique Ephémère, com curadoria do Le Marché Chic, funcionará com o conceito de loja temporária, para contribuir com a sobrevivência de marcas autorais de moda, arte e design, que foram prejudicadas com o cancelamento de eventos do segmento.

Conceito valoriza economia criativa e colaborativa

A proposta estreia no dia 1º de setembro e segue aberta até o dia 26 de setembro,  com 20 criadores do feito à mão, sempre das 11h às 18h, no Pátio Eberle, no centro de Caxias do Sul. A entrada do público será controlada, para evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social seguro, além do uso obrigatório de máscaras. O layout do espaço será desenvolvido pela arquiteta Jessica De Carli,  em parceria com DIY Store Marcenaria Criativa, especialista em móveis para feiras, e a Inpelli, que dará a ambientação.

A loja contará com um braço on-line, por meio do aplicativo Le Marché Chic, que estará disponível 24 horas para compras. Durante o mês, o Instagram @lemarchechic produzirá lives com os artistas/artesãos, promovendo a experiência com vendas diretas pela plataforma e também pelo WhatsApp de cada marca. Será possível realizar as compras nos formatos delivery, com motoristas da empresa Entregas e Coletas Caxias, e drive -thru, possibilitando que o consumidor receba o pedido de dentro do seu carro, no estacionamento Eberle.

Desde sua criação, o Le Marché Chic, feira de moda, arte e design, que já circulou por cidades gaúchas e catarinenses durante quatro anos apresentando o trabalho handmade de mais de 500 marcas autorais, tem por missão apoiar e dar visibilidade aos pequenos produtores. Com a pandemia, a feira deixou de realizar seus eventos presenciais e passou a operar com um aplicativo, que funciona como uma loja online dos produtos desenvolvidos por esses profissionais.

Marcas confirmadas

Amora Carola Design Infantil, Bia Verdi, Bambini Store, DIY Store Marcenaria Criativa, Fio D’Ouro, Quero Ibizitas, Atelier Sabine Van Rooji, Mole Bags, Nona Delícia Caponata, Tanara Mallmann, Trecos Com Arte, Liss Leather Bags, Casa Vintage, Prisme-se, Hummell Óculos Artesanais, Made In Arqui, Josefina, Inpelli, Tita Canals e Rachi Vanin.

Siga a Letteris no Facebook !

Marta Sfreddo
Marta Sfreddo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *