Empresas do Rio Grande do Sul agora têm acesso a um novo canal de compras de produtos automotivos. No dia 6 de junho, entrou em operação o SIM Digital, um portal e aplicativo oferecidos pelas Empresas SIM, que possibilita a aquisição de lubrificantes, filtros e acessórios para uso automotivo.
O SIM Digital expande sua atuação para o território gaúcho aproximadamente dois meses após o lançamento bem-sucedido em São Paulo. O principal destaque é o lubrificante Petronas, sendo as Empresas SIM, com sede em Flores da Cunha (RS), as representantes exclusivas do produto no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O marketplace atende diversos segmentos de clientes, incluindo agricultura, transportes, grupos geradores de energia, construção civil, embarcações marítimas, indústria, oficinas mecânicas, postos de gasolina, atacarejos, centros automotivos, autopeças e motopeças.
O planejamento estratégico visa estabelecer o SIM Digital como uma solução completa nessas áreas, com a expansão das categorias de lubrificantes e produtos automotivos, além da incorporação de categorias como combustíveis, produtos de conveniência e insumos e equipamentos para postos.
Inicialmente, o foco do serviço é no modelo B2B (business-to-business), ou seja, as vendas para empresas. Essa abordagem faz parte da estratégia do grupo, que fortaleceu sua presença nesse segmento desde a criação da SIM Distribuidora de Combustíveis em 2019. No entanto, está nos planos futuros a expansão das operações para o consumidor final.
“O mercado digital é uma oportunidade para as Empresas SIM oferecerem uma solução mais completa aos consumidores, proporcionando praticidade e agilidade na reposição de estoque. No SIM Digital, as compras podem ser realizadas a qualquer hora, a aprovação do crédito é rápida e a entrega é expressa”, explica Neco Argenta, presidente das Empresas SIM.
Os vendedores que já atendem os clientes interessados na SIM Lubrificantes contarão com o reforço do SIM Digital. Eles continuarão a prestar atendimento, oferecendo consultoria sobre os produtos mais adequados aos consumidores. Além disso, se beneficiarão da atuação digital por meio de um aplicativo exclusivo para a força de vendas.
“Sendo o Rio Grande do Sul o lar das Empresas SIM, temos grandes expectativas. Acreditamos que a transformação digital ocorrerá em um ritmo ainda maior do que em São Paulo, e esperamos um aumento significativo nas vendas, uma vez que a base de clientes, tanto atuais quanto potenciais, é consideravelmente maior no Rio Grande do Sul”, destaca Luiz Henrique Abrantes Escobar, diretor da SIM Digital, CEO da Venddor e executivo responsável pelo desenvolvimento e implementação do novo negócio.
O SIM Digital foi lançado em São Paulo no dia 21 de março, e desde então, dois mil clientes já utilizaram a solução. O mês de abril representou 50% das vendas totais, e as expectativas para maio são positivas, com um aumento de 80% nas vendas em comparação ao mês anterior.
O SIM Digital oferece aos clientes a flexibilidade de realizar compras tanto pelo portal da empresa quanto pelo aplicativo de celular. O site oficial é o simdigital.com.br, e o aplicativo está disponível nas lojas dos sistemas operacionais utilizados nos telefones.
As Empresas SIM têm 166 postos de combustíveis no País, e o grupo é composto por nove empresas: SIM Rede de Postos, SIM Distribuidora de Combustíveis, Querodiesel, SIM Lubrificantes, Charrua, A27 Bank, SIM Digital, IPS e SIM Aviação.