Quando um profissional deixa de atuar em uma empresa, seja por que foi desligado ou por opção, muitas vezes fica aquela pergunta: e agora? Procuro uma recolocação? Ou viro dono do meu negócio? Quando a segunda pergunta tem um peso maior, muitos executivos e profissionais liberais pensam em atuar na área de consultoria.
Segundo o Laboratório de Consultoria ligado à Associação Brasileira de Consultores (ABCO) a expectativa de crescimento das empresas desse setor, no Brasil, foi de 14% em 2021, número bem superior ao valor de 4,5% do PIB brasileiro.
Para o CEO da Consulting Now, Vicente Gomes, um dos segredos para se ter sucesso na carreira é se especializar em uma área, conhecer a fundo suas especificidades para entregar uma consultoria de qualidade. Agora, se ele quer ser um generalista, vai precisar dominar todas as áreas que envolvem uma empresa.
Então, para orientar um pouco os executivos e profissionais liberais que querem atuar nessa nova profissão, Vicente Gomes deixa algumas dicas:
1 – Saber liderar, articular ideias e orientar pessoas – O sucesso da consultoria está no relacionamento e no profissionalismo. Também deve saber ouvir e ter inteligência emocional para lidar com possíveis divergências ou queixas.
2 – Ser especialista na área – se não dominar o assunto, não saberá conduzir os processos e o cliente perceberá.
3 – Não esconder suas dúvidas e dificuldades – você é um consultor, não um deus, por isso, no decorrer do trabalho, dificuldades podem aparecer. Não esconda, seu cliente deve saber de tudo.
4 – Se adapte ao cliente – conheça de perto as necessidades do cliente, veja o que ele espera do serviço e quanto tempo ele tem para a execução do trabalho.
5 – Engaje e parabenize a equipe – Ninguém trabalha sozinho. Dar os créditos e reconhecer o trabalho e resultados da equipe são atitudes fundamentais.
6 – Trabalhe com as melhores ferramentas – Um consultor deve contar com as melhores ferramentas de trabalho, com processos assertivos e planejamento. Sem essa estrutura de trabalho, nada dará certo.
7 – Seja ético – não prometa o que está fora do seu alcance
“Nós consultores entramos em uma empresa para ajudar o cliente a atingir os objetivos econômicos, financeiros e organizacionais”, finaliza Vicente Gomes.