Exposição propõe um mergulho no universo das gotas d’água

A partir das 19h deste dia 7 de novembro, a fotógrafa Andrea Laybauer iluminará a cena cultural com a abertura de sua exposição individaul “Arte em Gotas – Vendo o Invisível”, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul (RS). A mostra permanecerá em cartaz até dia 9 de dezembro.

Arte em Gotas – Vendo o Invisível contará com 34 fotografias na técnica splash, em que gotas d’água e outros líquidos em movimento são fotografados em close e durante uma pequena fração de segundo, capturando as gotas em formatos inesperados, impossíveis de serem vistos a olho nu e que se assemelham a esculturas de vidro. Adicionando temas, elementos criativos, cores e texturas, é possível registrar imagens impactantes e cheias de vida. Para destacar a técnica, também fazem parte da exposição uma explanação sobre o método e a reprodução de um estúdio em tamanho real.

A proposta de Andrea Laybauer transcende o simples ato de apreciar belas imagens: ela convida o público a expandir sua percepção. Em meio aos painéis de fotografias em grandes formatos, o público encontrará quadros interativos com uma pergunta provocante: “O que você vê?”. Entre as obras em destaque estão as “fotos do som”, um conjunto de 10 fotografias que capturam a música por meio da cimática, uma ciência que torna as ondas sonoras visíveis nas gotas, oferecendo uma experiência visual única da música. O método é inclusivo, permitindo que as pessoas surdas também desfrutem da música por meio das imagens geradas pelas ondas sonoras. Segundo Andrea, “há um mundo de situações acontecendo a nossa volta e que não percebemos. Mas quando a ciência encontra a arte, é possível ver muito além. É um deleite para os olhos, é um chamado para pensar fora da caixa, e é a natureza se manifestando em sua mais genuína forma. É inspirador”.

Andrea Laybauer, natural de Farroupilha, tem uma carreira notável no mundo da fotografia. Ela iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Caxias do Sul e, posteriormente, transferiu-se para São Paulo, onde concluiu sua graduação na Universidade Anhembi Morumbi e abriu um ateliê de artes. Sua obra já foi reconhecida internacionalmente, participando de eventos como a Bienal Internacional de Arte de Florença em 2011 e a Bienal de Arte Internacional de Roma em 2012, onde foi premiada. Em 2013, seus gigantescos painéis decoraram a Estação Clínicas do Metrô em São Paulo, sendo apreciados por aproximadamente um milhão de pessoas. Ela também expôs suas obras na Amsterdam Whitney Gallery, em Nova York, em 2014. Após suas aventuras pelo mundo, Andrea retornou a Caxias do Sul em 2018. Sua mostra “Gotas” fez parte da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada na cidade em maio de 2022.

A exposição “Arte em Gotas – Vendo o Invisível” estará em cartaz na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Rua Dr. Montaury, 1333, em Caxias do Sul, de 7 de novembro a 9 de dezembro. A galeria estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Divulgação: Lato Sensu Comunicação

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply