Falta de preparo leva micro e pequenas empresas ao fracasso

De acordo com a pesquisa “Sobrevivência de Empresas (2020)”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as microempresas têm uma taxa de falência em apenas cinco anos de 21,6%, enquanto as de pequeno porte, de 17%, por falta de preparo e conhecimento.

“Muitas pessoas empreendem por vocação em uma área, ou até porque estão sem emprego, mas ninguém estuda para ser empresário e ser um gestor de alta performance”, explica a especialista em Marketing e Vendas Mônica Lobenschuss, da consultoria Vendas Exponenciais. A maior taxa de falência está no comércio (30,2%), indústria da transformação (com 27,3%) e serviços (26,6%).

“Entre a teoria que aprendemos em cursos e livros, e que geralmente se aplica a grandes empresas com recursos, e a realidade do dia a dia do pequeno negócio há um abismo. Na minha trajetória, precisei customizar muitos conhecimentos para o cotidiano de empreendedora, testar, ajustar e melhorar muito”, explica a empresária, que também é professora de negócios e acaba de lançar a Vendas Exponenciais, plataforma gratuita de conteúdos para as empresas que querem crescer, com informações práticas de vendas, marketing, gestão, inovação e tecnologia, entre outros temas.

“A diferença da plataforma Vendas Exponenciais é que tudo é baseado na experiência real do campo de batalha de mais de 20 anos ajudando empresas a crescerem e superarem os seus desafios, com estratégias, ferramentas, tecnologias, ações testadas e resultados comprovados”, detalha Monica que já tem 11 prêmios.

O objetivo da plataforma é compartilhar experiências práticas, ferramentas, estratégias e táticas para aplicar já. “Só em 2020 foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o País, que precisam se fortalecer e gerar empregos, com crescimento para toda a economia”, reforça. Afinal os pequenos negócios são responsáveis por 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada, 40% dos salários pagos. São 8,9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo dados da Agência Brasil.

A plataforma de conteúdo para empresas crescerem está estruturada em seis temas:

  • Vendas: processos, estratégias, planos de ação e dicas para a empresa crescer ainda mais
  • Marketing: estratégias e ferramentas para ter mais resultados nas vendas on-line e off-line
  • Inovação: os próximos passos do mercado e o que a empresa precisa fazer hoje para continuar competitiva e atualizada
  • Gestão: dicas, processos e ferramentas para gerenciar o crescimento do negócio de forma mais estruturada e ágil
  • Ferramentas: tecnologias, plataformas, fluxogramas, frameworks, matrizes e outras ferramentas testadas e que podem ajudar no crescimento da empresa
  • Materiais: ebooks, pdfs, planilhas e outros materiais gratuitos para baixar e começar a usar
Divulgação: Agência Vital Comunicação

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply