Feito na Serra Gaúcha: projeto de moda lança as primeiras coleções

Resultado de uma parceria liderada pelo Sebrae RS com entidades de moda da Serra Gaúcha como Polo de Moda, Sindivest e Fitemasul, o projeto Feito na Serra Gaúcha é uma iniciativa criada com o intuito de posicionar a região como referência nacional em identidade e sustentabilidade.

O resultado – coleções desenvolvidas pelas marcas participantes – será apresentado com lançamento oficial de forma presencial no dia 16 de novembro, às 11h, nas Lojas Magnabosco, em Caxias do Sul (RS).  Os produtos poderão ser conferidos até o dia 18 em showroom que permanecerá no Laboratório do Magnabosco para comercialização.

Apostando no potencial de negócios que inspiram pelo propósito, encantamento e sustentabilidade, o Feito na Serra Gaúcha reúne 13 marcas, envolvendo ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design (móveis e objetos).

O projeto Feito na Serra Gaúcha proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprendizado com mentores como o estilista brasileiro disseminador de práticas sustentáveis Walter Rodrigues, a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. A partir da iniciativa, surge o Selo Feito na Serra Gaúcha, uma marca do Sebrae RS criada para identificar as empresas que compõem a coleção. Quem está no projeto vai ser agente de ações de expansão de mercado, como apoio à exposição dos produtos em eventos nacionais, feiras e showrooms. A iniciativa será ofertada anualmente, permitindo a renovação das marcas participantes, bem como a formação de novas turmas, consolidando assim a Serra Gaúcha como referência nacional em moda, identidade e sustentabilidade.

O processo de criação dos produtos foi encabeçado pela gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha Fabiana Zin, que conduziu as atividades que resultaram nas coleções que serão apresentadas em editorial. “Cada empresa desenvolveu a sua coleção baseada nas suas cartelas de cores, e todas juntas formam essa grande coleção Feito na Serra Gaúcha”, adianta. Desenvolvido em três fases, o Feito na Serra Gaúcha foi realizado de modo simultâneo com a contextualização de Beth Venzon, desenvolvimento de produto com Walter Rodrigues e o posicionamento de marca e comunicação de Tatiane Alves. Além do acompanhamento dos mentores, encontros presenciais e on-line também envolveram nomes como o designer Guilherme Wentz, Ines Sheetel, Julia Webber, Gabriela Cirne Lima, Flavia Fiorillo e Luciana Penido.

O Feito na Serra Gaúcha visa ao fortalecimento dos talentos locais, criado para motivar novos aprendizados e fortalecer as marcas daqui, possibilitando um novo posicionamento no mercado: “Um produto é mais que um pedaço de material: está impregnado de carinho, esperança e muito trabalho. Despertar o olhar dos empresários da região para inovadoras e sustentáveis possibilidades é a nossa missão”, defende Fabiana. A gestora lembra às empresas a importância de ter propósito, encantamento e sustentabilidade, unindo a tradição a uma visão moderna de fazer negócios.

Divulgação: Alessandra Muraro Assessoria de Imprensa

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Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

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