Festival Flow abre convocatória para artistas do Rio Grande do Sul

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Até o dia 20 de setembro, artistas de todo o Rio Grande do Sul podem participar da convocatória para a primeira edição do Flow – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia.

O projeto inédito no estado, realizado entre os dias 4 e 17 de outubro, está com bolsas abertas para Residência Artística e Bolsa Vivência.

O programa de Residência Artística consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação. No Flow, o programa ocorrerá presencialmente de 4 a 08 de outubro de 2021, nas dependências da Cidade Universitária e Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na cidade de Caxias do Sul.

A convocatória é destinada para artistas visuais que trabalham com diversas linguagens da arte, tais como videoarte, animação, colagens, arte urbana, gravura, fotografia, instalações artísticas, performances, arte multimídia; produtores audiovisuais e outros profissionais e estudantes de áreas afins que se sintam convocados e que residam no RS.

Serão selecionados 10 artistas residentes no estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo 50% das vagas destinadas a artistas de Caxias do Sul. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até 20 de setembro de 2021 pelo formulário online.

Festival Flow também traz vivência para estudantes

Além do programa de residência artística, o Flow também abre chamada e convida interessados a se inscreverem no programa de Bolsa Vivência. Serão selecionados cinco estudantes dos cursos de artes visuais, tecnólogo em jogos digitais e criação digital bem como cursos correlatos da Universidade de Caxias do Sul para vivência prática de curta duração durante o festival.

Os estudantes selecionados participarão da residência artística do Flow, atuarão como monitores e consultores para os artistas residentes e nas instalações, participarão da criação de conteúdos e acompanharão as atividades realizadas durante o festival. A proposta busca estimular a experiência prática de alguns processos que são estudados no contexto acadêmico.

As inscrições para a Bolsa Vivência também são gratuitas. Mais informações, requisitos para participação e calendário das convocatórias podem ser obtidos no site do festival: http://www.festivalflow.com.br

Tutores do Programa de Residência

Marcelo Andrighetti

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, desenvolveu trabalhos no rádio, na televisão, na mídia impressa e na assessoria de imprensa. Atua como roteirista na área audiovisual. Dentre seus principais trabalhos está a coordenação da equipe que escreveu a série documental As Cidades Azuis, com 13 episódios, que foi ao ar pelo Canal Brasil e a atuação como roteirista no longa-metragem EM – Mentor Extraterrestre (Foz do Iguaçu), que será lançado neste ano. É autor de seis livros e professor convidado da pós-graduação em Produção Multimídia, da ESPM, além de ser o ministrante do curso “Storytelling: contar histórias para atrair pessoas”.

Ceci Soloaga E Ygor Marotta

Duo de artistas visuais residentes em São Paulo, fundadores do coletivo Vj Suave. Especialistas em arte digital, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art. Com suas obras, o duo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. Em 2012, criaram o projeto “Suaveciclo”, um triciclo adaptado para projetar desenhos de animação nas ruas, e com ele viajaram para mais de 20 países. As animações são desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes superfícies da cidade.

Marcelo Fardo

Mestre em Educação e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Tecnologias Digitais pela mesma instituição. Atualmente coordena o Bacharelado em Criação Digital e o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais na Universidade de Caxias do Sul, onde também atua como professor nas áreas de game design, modelagem e animação tridimensional, fotografia e imagem digital. Possui também experiência profissional em fotografia e vídeo.

Julio Colbeich

Professor universitário, formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Design Gráfico, mestre e doutor em Comunicação pela Unisinos. Trabalhou em diversas instituições de ensino superior como Ulbra, FTEC, Feevale, atualmente é professor dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Criação Digital e Relações Públicas da UCS.

Guilherme Santin

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. Possui graduação em Licenciatura em Música pela UCS e graduação em Bacharelado em Filosofia também pela UCS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atua como professor particular de piano, violão, e teoria musical. Em 2020 foi produtor da minissérie documental Limpeza de Ouvidos.

Sobre o  Festival Flow

Idealizado pela produtora cultural Cali Troian, Flow é um festival que une arte e tecnologia e conecta as pessoas aos espaços urbanos. Flow une residência artística e experimentações através de vídeo mapping e projeções em grande escala em empenas e fachadas de prédios, instalação artística em VR, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes.

É um projeto de ativação urbana que transforma a cidade em uma grande galeria de arte. Durante sete dias, as ruas e prédios de Caxias do Sul serão palco de show de luzes e uma grande plataforma de projeção audiovisual, gerando encantamento no público através de experiências imersivas e interativas. Um projeto de ativação urbana e de humanização da cidade.

O projeto da Cali Gestão Cultural e Comunicação é financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS, com patrocínio de Sulgás, Magnani e Orquídea.

Divulgação: Dinâmica Conteúdo Inteligente
Compartilhar.

Sobre o Autor

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta