Fio da Meada promove evento que valoriza artesanato local

No sábado de 23 de setembro, o Fio da Meada Ateliê & Convivência promove, pela terceira vez, o Borogodó — evento gratuito que celebra as artes manuais e a convivência no universo handmade da região.

Integrante de uma geração de artesãs que aposta na produção de peças feitas à mão com design criativo e abordagem contemporânea, a paulista Isabela Conceição, radicada em Caxias do Sul (RS) desde 2006, tirou do papel seu projeto de vida e inaugurou, em março de 2021, o espaço Fio da Meada Ateliê & Convivência. “Aprendi bordado e um pouco de crochê ainda durante a infância no interior de São Paulo, com as mulheres de minha família.”, relata Isa, como prefere ser chamada. “Anos depois, mergulhei num processo de resgate dessas tramas e afetos, e aqui estamos nós”, destaca.

Já o Borogodó nasceu no primeiro semestre de 2022, a partir da vocação original do Fio da Meada em acolher e compartilhar experiências. “Logo que abri a loja, em momento delicado da pandemia, desejava criar aqui no Fio um ambiente afetivo de convivência, com trocas de saberes e vivências. Por isso mesmo, decidimos incluir a palavra ‘Convivência’ em nosso nome e exercitar essa dinâmica de maneira intensa por meio de evento próprio, o Borogodó”, explica Isa Conceição.

Em 23 de setembro, sábado, a partir das 14h, o Fio da Meada Ateliê & Convivência organiza a primeira edição do Borogodó em 2023, nas dependências da loja (Rua La Salle, 910, quase na esquina com a Av. Itália, Bairro São Pelegrino), em alusão ao início da primavera. “É uma oportunidade de, na companhia de outras artesãs locais, receber as pessoas de braços abertos em nosso cantinho. Durante toda a tarde e início da noite, teremos expostas e também disponíveis para venda peças autorais em crochê, tricô, macramê, bordado, design têxtil e cerâmica. Para acompanhar o bate-papo, vamos oferecer cafezinho passado, chá e quitutes caseiros feitos por nós mesmas”, convida uma alegre Isa.

A entrada no Borogodó é franca, mas durante o evento serão arrecadados donativos às vítimas do ciclone no Rio Grande do Sul: alimentos não perecíveis, rações para pet, água mineral, produtos de limpeza, itens de higiene, cobertores e roupas em bom estado. Segundo Isa, “quem puder trazer alguma doação, a gente agradece e muito. Um gesto de carinho e conforto àqueles que mais precisam neste momento.”.

A partir do resgate de técnicas tradicionais e das histórias compartilhadas em rodas coletivas de manualidades, o Fio da Meada busca fortalecer a economia criativa da Região, fomentar o artesanato enquanto cultura e estreitar os laços com a comunidade. Algumas marcas e artesãs já confirmaram presença neste Borogodó de primavera: Isa Conceição (crochê e bordado), Ivana Cats (cerâmica), Juliana Santos (crochê, tricô e arte têxtil), Leda Stumpf (tricô) e Matiz Bordados (bordado livre e bordado russo). Em caso de chuva, o evento ocorrerá normalmente.

O Fio da Meada Ateliê & Convivência

Localizado em São Pelegrino, em Caxias do Sul, o Fio da Meada Ateliê & Convivência traz para a Serra Gaúcha uma ampla seleção de produtos e materiais para crochê, tricô, bordado, macramê e outras técnicas artesanais. O espaço, especializado em fios e acessórios, é dividido em dois ambientes integrados, loja e ateliê, com oficinas regulares de crochê moderno, tricô e bordado livre, além de workshops de macramê e bordado russo.

SERVIÇO

O quê: Borogodó – Edição Primavera 23
Quando: 23 de setembro de 2023, das 14h às 19h.
Onde: Fio da Meada Ateliê & Convivência – Rua La Salle, 910, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul
Entrada: Gratuita. Durante o evento serão arrecadados itens de necessidade básica às vítimas do ciclone no Rio Grande do Sul

Divulgação: Fio da Meada Ateliê & Convivência 

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply