FSG oferece testes para Covid-19 a profissionais da Brigada Militar

O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, está realizando a detecção laboratorial da Covid-19 para profissionais da Brigada Militar de Caxias do Sul (RS). O serviço é uma iniciativa do curso de Biomedicina, por meio do Laboratório Escola de Biomedicina (LEB), e atende prioritariamente a casos de policiais com suspeita de contaminação.

“A iniciativa destinou-se a esses profissionais pelo fato de estarem continuamente expostos no seu dia a dia. Decorrente da importância do serviço prestado por eles para a comunidade, é imprescindível que haja uma atenção mais focada nesses profissionais”, destaca o coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Mauricio Bassuino. Segundo o coordenador, a partir do momento em que foi planejada a ação, apoiado pela coordenação do Centro de Saúde e pela reitoria da FSG, foram iniciados os contatos com o comando da Brigada Militar de Caxias do Sul.

Apoio de especialistas

O método empregado para avaliação da COVID-19 é o imunocromatográfico, que faz a identificação de anticorpos contra o vírus. Com essa avaliação, é possível verificar diferentes tipos de anticorpos e ter uma estimativa de tempo com relação à contaminação. “Com isso, podemos fazer avaliação rápida que serve como triagem para exposição à Covid-19. Por estarem sempre na linha de frente, em contato direto com a população, é importante verificar como estão os colaboradores.”, observa Prof. Dr. Mauricio Bassuino. Para a realização dos testes de triagem, o serviço conta com o apoio da Biomédica esp. Carla Pisonie Biomédica e pela responsável técnica Kamila Martins.

O próprio 12°BPM encaminha os casos com quadro clínico compatível com contaminação pela Covid-19. Os testes são realizados no LEB, localizado no campus sede da FSG, em Caxias do Sul, onde são feitos a coleta de material sanguíneo e os processamentos padrões. O resultado é liberado em até duas horas. “Essa ação reforçou ainda mais a parceira entre a FSG e a corporação e possibilitou uma nova ação do curso de Biomedicina da FSG com a Brigada Militar. Em breve, daremos início a um novo conjunto de serviços laboratoriais para o Batalhão, agilizando o atendimento para esses profissionais e proporcionando um ambiente muito interessante de aprendizado para nossos acadêmicos”, destaca Bassuino.

Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply