FSG passa a ter controle paulista

Cruzeiro do Sul Educacional também assumiu comando da Cesuca, instituição localizada em Cachoeirinha

Por Roberto Hunoff

Foto Divulgação

FSG completa duas décadas de existência no próximo ano

A Cruzeiro do Sul Educacional anunciou, nesta quarta (7), a aquisição de duas instituições de ensino superior: o Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, com campi em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e a Faculdade CESUCA, instalada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com a incorporação, o grupo paulista passa a atender mais de 220 mil alunos por meio de 16 instituições presenciais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da operação de Ensino a Distância com mais de 400 polos em todo o Brasil. O valor da aquisição não foi divulgado.

As duas instituições somam 12 mil alunos presenciais e a distância e contam com 400 colaboradores na região. “Este é um momento bastante importante, porque marca nossa entrada com o ensino presencial na região Sul do país. Além de índices acadêmicos bastante elevados, ambas as instituições são marcas fortes e trazem grande potencial de crescimento, inclusive no ensino a distância”, explica Fábio Ferreira Figueiredo, diretor de planejamento da Cruzeiro do Sul Educacional, sexto maior grupo de educação do Brasil e o primeiro originário de São Paulo.

A integração da FSG e da CESUCA seguirá o mesmo processo das aquisições anteriores, com incremento dos investimentos visando à contínua melhoria dos processos, à modernização da infraestrutura e dos recursos tecnológicos e, sobretudo, à preservação da cultura regional, respeitando os valores de cada instituição e potencializando a força delas como polo estudantil referência da região. A finalização da transação ainda depende da aprovação do CADE e do cumprimento de condições precedentes de praxe.

A FSG, que surgiu em 1999, foi adquirida em 2015 pelo fundo de investimentos Advent, dos Estados Unidos. No segundo semestre do ano passado, o grupo iniciou a compra de participação na Universidade Estácio, assumindo mais de 10% das ações. Desde então, é especulada a venda na FSG para outro grupo.

About Author

Leave A Reply