Fungetur socorre setor de turismo para retomada dos negócios

Um dos setores mais impactados pela pandemia de coronavírus foi sem dúvida o turismo. Agora, as empresas do setor que querem se preparar ainda mais para a retomada dos negócios podem contar com o crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Esta iniciativa criada pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo, está disponibilizando crédito emergencial a empreendedores do turismo e para incentivar quem trabalha no setor.

De acordo com o MTur, o Fungetur consiste em um mecanismo de crédito ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Por meio da oferta de crédito a empresas direta ou indiretamente ligadas ao setor, promove a elevação do nível dos serviços prestados ao turista, a expansão das oportunidades de instalação de novos negócios, além da geração de emprego e renda. 

Instituído pela Lei 14.051/20, prevê o crédito de R$ 5 bilhões para auxiliar empreendimentos turísticos nesse momento de crise. O recurso, que é a maior liberação da história para o setor, é destinado aos prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur.

Podem ser financiadas obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma, máquinas e equipamentos turísticos e capital de giro. Estão habilitados a solicitar os recursos do Fungetur pessoas jurídicas e empresários individuais prestadores de serviços turísticos elencados no artigo 21 da Lei 11.771/2008 que estejam cadastrados no Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). Os critérios para análise de risco e aprovação do volume de recursos pleiteado, assim como a política de garantias, ficam a cargo do agente financeiro.

São objetivos do Fungetur:

  • Proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo de turismo;
  • Apoiar a infraestrutura turística básica;
  • Gerar renda;
  • Aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos;
  • Proporcionar o desenvolvimento do turismo; e
  • Diminuir os impactos da pandemia por meio da oferta de crédito.
Por Marta Guerra Sfreddo

Siga a Letteris no Facebook

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply