O home office já é uma realidade inegável nas organizações. Por isso, pensando nas novas adaptações do mercado de trabalho e prezando ainda pelo cuidado com os seus colaboradores, o Grupo Brinox, de Caxias do Sul (RS), está em fase de implementação de um programa de trabalho home office permanente. Uma equipe multidisciplinar trabalha no projeto desde o mês de maio, adequando questões estruturais, tecnológicas e institucionais.
O projeto já está em sua fase piloto, uma vez que boa parte da equipe administrativa e de áreas de suporte já atua remotamente desde o final do mês de março, com o início da pandemia da Covid-19 e o andamento dos decretos municipais e estaduais.
Pesquisa comprova sucesso do formato
Cerca de 100 funcionários das áreas administrativas e de suporte participaram de uma pesquisa on-line acerca do tema. O nível de aprovação do projeto atingiu 98,6%. Além disso, perguntas como produtividade – apontada pela equipe que aumentou para uma parcela de 56,9% – e comunicação com equipes e gestão – que aumentou neste período para 70,6% – atestam que o formato obteve aceitação e sucesso durante o período. Além disso, foram apontadas questões como “uma maior qualidade de vida”, “menos despesas” e “maior nível de concentração” como pontos positivos no projeto que a indústria trabalha agora para manter permanentemente.
Para a gerente de Recursos Humanos do Grupo, Celiz Frizzo, a ação é mais um incentivo às equipes que, mesmo em momentos difíceis como o que estamos vivendo, não mediram esforços para o bom andamento dos trabalhos. “Desde março, quando passamos a trabalhar remotamente, percebemos um alto nível de entrega e engajamento dos nossos colaboradores. Acreditamos que oferecer esse formato irá incentivar ainda mais a todos, para que façam e sintam que são parte importante do nosso negócio”, relata.
De acordo com Celiz, benefícios como um auxílio financeiro para gastos como luz, internet e alimentação, além de auxílio para a adequação ergonômica dos espaços de trabalho nas casas dos colaboradores estão sendo alinhados. “Queremos que todos estejam confortáveis com este formato e tenham as condições necessárias para realizar suas tarefas diárias. Nossas equipes de Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho estão sendo parceiras para essas questões”, completa.
Atualmente, as equipes operam full time em modelo home office. Quando for possível a retomada, o formato deve acontecer em modelo híbrido: três vezes por semana com as equipes em casa e duas vezes por semana em formato presencial, para alinhamentos, reuniões e comunicados em geral na fábrica matriz, em Caxias do Sul.
Sobre o Grupo Brinox
Referência no segmento de utilidades domésticas, o Grupo Brinox possui hoje 700 funcionários em sua matriz em Caxias do Sul e conta com um mix de produtos com mais de seis mil itens das marcas Brinox, Coza e Haus Concept. O Grupo possui ainda uma unidade no Espírito Santo e escritórios na capital paulista e em Guangzhou, na China, além da força comercial própria presente nas principais cidades do país.