II Fórum Estadual de Energia Solar promete movimentar Nova Petrópolis

Debater o futuro da geração solar, o potencial de ampliação de instalações eficientes no Rio Grande do Sul e a geração de oportunidades com o crescente número de empresas atuando no setor de energia solar são os objetivos do II Fórum Estadual de Energia Solar, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de março, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS).

Paralelamente ao evento, a Feira Solar, espaço aberto ao público que abrigará mais de 30 expositores, seguirá também no dia 19 de março, na Rua Coberta.

O II Fórum Estadual de Energia Solar é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sebrae, Instituto Senai de Tecnologia e Sicredi.

De acordo com o coordenador do fórum, Tiago Cassol Severo, a programação foi pensada com o intuito de difundir conhecimento sobre o setor de energia solar. “Além de um debate profundo sobre os impactos da aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, também haverá a necessidade de as empresas integradoras expandirem ou inovarem seus serviços. Assim, debates sobre eficiência energética, usinas híbridas e novas tecnologias serão pautadas no evento por profissionais competentes do setor”, destaca Severo.

O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que se destacam na produção de energia por meio de fonte fotovoltaica. Atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, o estado ultrapassou 1 GW de potência instalada em sistemas de geração própria de energia solar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil saltou de 7,9 GW, ao final de 2020, para 13 GW, ao final de 2021 – um crescimento de 65%.

A abertura do II Fórum Estadual de Energia Solar, marcada para as 9h do dia  17, terá palestra do presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, sobre o tema “Mercado de energia após o Marco Legal da GD”.

Nos dois dias do fórum, o visitante também poderá participar de painéis. Confira a programação:

Dia 17 de março – quinta-feira

13h30– Energia solar e estratégias sustentáveis como política pública em cidades brasileiras: o poder público fazendo a sua parte – com Aline Cristiane Pan, da Mesol; Ariane Cristina Berti, Secretária da Fazenda de Nova Petrópolis e João Jordan

16h15 – Tendências em energia solar

– Módulos fotovoltaicos, com Izete Zanesco (PUCRS)

– BAPV e BIPV, com Clarissa Zomer

– Perfil do comprador de energia solar, com Milena Megre (Greener)

Dia 18 de março – sexta-feira

9h10- Mais oportunidades de negócios em energia solar e o mercado livre, com Frederico Boschin

10h30 – Mais tendências em energia solar: boas práticas em inversores solares, com Roberto Zilles

 11h10 – Oportunidades de negócios em energia solar – financiamentos e seguros para sistemas solares, com Júlia Cornelli

11h40 – Impacto da transformação digital nos negócios, com Thomas Hartman

 14h – Oportunidades de negócios em energia solar

– Custeio e precificação para energia fotovoltaica, com Fábio Nepomoceno

– Planejamento estratégico para o mercado de energia solar, com Rogério Gava

– Usinas em minigeração – retorno e rentabilidade para o RS e Brasil, com Bárbara Rubin

O evento será realizado no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (Avenida Padre Affonso Theobald, 1700 – Juriti). A venda promocional é realizada exclusivamente pelo site: www.forumenergiasolar.com.br/inscrição Mais informações sobre a programação, acesse www.forumenergiasolar.com.br  

Divulgação: Assessoria do II Fórum Estadual de Energia Sola

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply