No sábado, dia 20 de maio, o Instituto SAMbA, conhecido por suas iniciativas de arte e cultura de impacto social, liderado pela arquiteta Jéssica De Carli, de Caxias do Sul (RS), dará início à primeira fase do projeto “Casas da Quebrada” no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.
Com financiamento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o evento contará com a participação de diversos artistas, entre eles Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa e Marcos Sikorski, que pintará casas na comunidade.
“Casas da Quebrada” dá continuidade ao sucesso da iniciativa “Projeto Mosaico na Quebrada”, idealizada pelo rapper e estudioso da diversidade cultural e inclusão social Chiquinho Divilas. Nos últimos dois anos, este projeto trouxe mais cor e visibilidade à comunidade local através de várias intervenções no bairro. “A sinergia entre todas as esferas fortalece ainda mais nossas ações. A necessidade de projetos voltados para quem mais precisa e que atendam às demandas das comunidades também contribui para a redução das estatísticas de violência”, destaca Chiquinho.
Jessica De Carli, uma das organizadoras e presidente do Instituto SAMbA, afirma que o principal objetivo dessas iniciativas é melhorar a qualidade de vida dos moradores. “A arte urbana traz discussões necessárias nesse sentido ao utilizar a cidade como plataforma de intervenção, democratizando o acesso à informação. Precisamos estabelecer um diálogo entre o ‘morro’ e o ‘asfalto’, requalificando os espaços comunitários, tornando-os mais agradáveis e acolhimento por meio de atividades culturais”, comenta.
A programação desta fase também contará com oficinas de grafite ministradas pelos grafiteiros Fernanda Rieta e Marcos Sikorski, além de apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas e convidados especiais. O ponto de encontro será no Vielas Espaço Cultural, localizado na Rua Vinte de Setembro, 3459.
A primeira ação no bairro foi realizada em 4 de dezembro de 2021, no Escadas da Quebrada, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.
Em junho do mesmo ano, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade. Em dezembro, o projeto entregou uma praça comunitária no bairro, nomeada pela comunidade como “Mirante do Beltrão”.
Fernando Morais, presidente do Vielas Espaço Cultural – que foi inaugurado em 2022 em parceria com o projeto – afirma que o impacto das ações já é visível no bairro: “O projeto chegou na comunidade com o objetivo não só de colorir, mas também de levar um pouco mais de dignidade para os moradores. O mais importante, além de transformar os espaços físicos, foi proporcionar informação e cultura às pessoas, provocando uma quebra nesse sistema hereditário de falta de conhecimento e de direitos, muitas vezes negados pela sociedade” – destaca.