John Elkington e Luiza Trajano são os destaques do 2º dia do South Summit

O segundo dia do South Summit Brazil em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (21) foi marcado por transformar o Cais Mauá em um grande espaço de debate em torno de temas contemporâneos dentro do ecossistema de inovação e negócios. Pautas como ESG e a presença da mulher no universo do empreendedorismo estiveram entre os destaques do dia, principalmente por meio de grandes nomes que subiram nos palcos do evento. Entre eles estiveram o britânico John Elkington, considerado o “pai” da sustentabilidade, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil.

Elkington foi um dos destaques da jornada de conteúdo no South Summit Brazil dentro do Innovation Session, assinado pelo Rio Grande Seguros e Previdência. O britânico se apresentou duas vezes ao longo do dia, nos painéis “Construindo negócios de uma maneira positiva” e “A capital da biodiversidade” – este segundo ao lado de Lara Birkes, líder de biodiversidade e clima na Nature Tech Collective. No palco, Elkington se aprofundou no tema ESG: ele acredita que o planeta sofrerá muitas transformações profundas e positivas nos próximos anos, apesar dos grandes desafios pelos quais atravessa atualmente.

John Elkington se apresentou no South Summit Brazil - Foto: Trinta Dezessete | 3017

John Elkington se apresentou no South Summit Brazil – Foto: Trinta Dezessete | 3017

“Temos três grandes horizontes dentro da área da sustentabilidade: responsabilidade, resiliência e regeneração. Quando vejo os gráficos climáticos dos cientistas, confesso que fico assustado, nunca vimos algo parecido anteriormente. Sabemos que precisamos agir em um curto espaço de tempo de maneira sustentável e efetiva. Acredito que, nos próximos 10 ou 15 anos, veremos mais mudanças no planeta do que nos últimos 50. Muitos paradigmas serão quebrados, e esse é um desafio de todos nós”, falou Elkington para o público.

Pela manhã, um dos principais assuntos do South Summit Brazil foi a presença da mulher dentro do universo dos negócios, tema discutido por meio de duas das principais executivas do país atualmente. Luiza Trajano e Tarciana Medeiros estiveram juntas no painel “Reinventando o setor do varejo: como duas gigantes brasileiras inovam e renovam” e falaram sobre como duas das principais empresas nacionais da atualidade atuam em um mundo tecnológico e digital, e liderados por duas figuras femininas progressistas e que quebraram barreiras.

“Estamos preparados para este novo momento pós-pandemia, que acelerou muitas coisas. Precisamos valorizar o nosso País. Se não fizermos isso, quem fará? O nosso espírito é muito voltado para o empreendedorismo, fazemos mil coisas ao mesmo tempo. Temos um potencial muito grande. Não temos terremotos ou outros fenômenos da natureza, e por outro lado temos uma cultura muito rica e muito grande”, falou Luiza Helena, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

“O Brasil é um dos maiores pólos de inovação do mundo. E o mundo precisa saber o que o nosso País tem. Um evento como o South Summit Brazil leva um pouco do que temos para o planeta. O Banco do Brasil é uma startup de 215 anos que se reinventa todos os dias. Estou no Banco do Brasil há 24 anos, e acompanhei neste período 24 bancos diferentes. A tecnologia é uma realidade em nosso dia a dia. Depois da pandemia vivemos um processo de aceleração digital, com a necessidade de se adequar de uma maneira muito rápida”, falou Tarciana Medeiros, primeira presidente mulher na história do Banco do Brasil, em mais de 200 anos.

Outras atrações do segundo dia do South Summit Brazil foram o israelense Uri Levine, headliner da programação e que já havia se apresentado na quarta-feira, além de Paula Ganem, head regional de mercado de capitais para o Canadá e a América Latina na Bolsa de Valores de Nova York; Guilherme Horn, CEO do WhatsApp; Nizan Guanaes, CEO da N.ideias; Alex Szapiro, managing partner da SoftBank LatAm; entre outros.

Dez finalistas da Startup Competition são reveladas

A Startup Competition, promovida dentro da programação do South Summit Brazil, deu, nesta quinta-feira (21), mais um passo para saber quais serão as vencedoras da edição 2024. Em uma nova etapa da competição, foram conhecidas as 10 startups que concorrerão nas cinco categorias (Destaque; Mais Escalável; Mais Inovadora; Mais Sustentável; e Melhor Equipe). Foram selecionadas as startups brasileiras AlterVision, AmFi, Palenca, Ostera, CROMAI, IBBX e B4Waste. As demais são Evolution Intelligence Ltd. (Israel),  PhageLab (Chile) e Mitiga Solutions (Espanha).

Estas 10 startups foram selecionadas após as 50 finalistas da Startup Competition apresentaram seus pitches para um comitê de especialistas durante os dois primeiros dias do South Summit Brazil. Após avaliação, foram escolhidas as duas melhores startups dentro dos cinco pilares temáticos (Enterprise; Fintech; Health; Industry 5.0; e Sustainability & ESG).

Entre as finalistas, sete são do Brasil e as demais são provenientes de Israel, Chile e Espanha. As vencedoras serão anunciadas na cerimônia de encerramento do evento dessa sexta-feira (22) à tarde.

Jeff Hoffman será destaque no último dia do South Summit Brazil

Além do anúncio das cinco vencedoras da Startup Competition, o último dia do South Summit Brazil reserva também a realização de diversos painéis que debaterão e apresentarão temas atuais no ecossistema de inovação e negócios. Um dos destaques da jornada será o headliner Jeff Hoffman, fundador da Priceline.com/Booking.com, que falará no Innovation Session, assinado pelo Rio Grande Seguros e Previdência.

Outros nomes importantes da programação desta sexta-feira (22) serão Gabriela Comazzetto, general manager de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina; Thibaud Lecuyer, CEO da Loggi, um dos unicórnios presentes no South Summit Brazil; Luana Ozemela, vice-presidente de impacto social do iFood; Marcos Piangers, CVO da Piangers Corp.; entre outros nomes.

Divulgação: Assessoria de Imprensa South Summit Brazil 2024

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply