Kind Leather: inovação traz mais transparência à cadeia produtiva do couro

A JBS Couros, indústria global de processamento de couros da empresa, colhe os frutos de pesado investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir soluções cada vez mais sustentáveis no mundo dos materiais. O site e a série de vídeos sobre o conceito “Kind Leather”, lançados em 2019 com o objetivo de promover a transparência de sua cadeia produtiva, demonstram a essência da empresa que busca criar e inovar com tecnologias avançadas e processos confiáveis. Resultado de dois anos de muita pesquisa, estudos e testes, o Kind Leather foi desenvolvido para levar o conceito de sustentabilidade a um patamar considerado revolucionário.

A JBS Couros acredita que tudo na natureza pode ser reutilizado de forma inteligente. A sustentabilidade consiste, principalmente, na forma como o couro é processado, utilizando somente as partes mais apropriadas, em um formato diferente do que é tradicionalmente feito pela indústria.

Com base no conceito de Kind Leather, consegue produzir com até 65% menos emissões de CO2 no transporte, redução de até 46% no consumo de água e de até 42% na utilização de produtos químicos. O processo produtivo completo diminui em até 51% a geração de aparas e, em até 20%, os custos com energia elétrica. São reaproveitados 100% das aparas como matéria-prima em outros segmentos, como alimentício, farmacêutico e cosméticos.

A página www.kindleather.com traz como destaque um panorama sobre a trajetória do produto e um programa de rastreabilidade completo, que reúne dados referentes a todas as etapas do processo produtivo do couro, desde a origem na fazenda até o produto final. A JBS Couros é a única empresa do setor a ter essa visibilidade da cadeia produtiva, em larga escala.

Para valorizar ainda mais os atributos do Kind Leather, a JBS Couros também lançou uma série para aproximar clientes e consumidores do mundo do couro, e que mostra de forma simples e verdadeira os seus diferencias e toda a sustentabilidade que envolve o produto. A série estará disponível nos perfis da JBS no LinkedIn e YouTube, com filmes que contam histórias de clientes e colaboradores sob a ótica dessa abordagem inovadora no processamento do couro.

Os números da empresa que desenvolveu o conceito Kind Leather

A plataforma global da JBS Couros conta com 22 unidades fabris e cinco centros de distribuição, em quatro continentes. Produz couros nos estágios wet blue, semi e acabado para os segmentos automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos, empregando mais de 6.700 colaboradores. O acesso privilegiado à matéria-prima, a proximidade dos principais rebanhos comerciais do mundo, as plataformas de produção e a distribuição nos maiores mercados consumidores contribuem para que a JBS Couros seja referência no mercado.

Por Marta Guerra Sfreddo

Siga a Letteris no Facebook

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply