fbpx
AANERGS empossa nova diretoria e entrega Mérito Administrador do Ano em noite festiva
22 de novembro de 2019
Vestuário, brinquedos e calçados serão itens mais presenteados no Natal
12 de dezembro de 2019

Le Marché Chic terá edição especial de Natal em Caxias do Sul

A 21ª edição do Le Marché Chic, especial de Natal, trará aos visitantes mais de 58 expositores - Foto: Rafael Sartor

São três anos desde a estreia do Le Marché Chic, feira de moda, arte e design itinerante criada por Luciana Alberti em Caxias do Sul (RS) e que ganhou espaço em outras cidades como Porto Alegre, Atlântida, Torres e Canela. Neste período, mais de 450 marcas autorais tiveram seus trabalhos expostos ao público em um evento que envolve ainda atrações culturais e gastronomia, e por onde passam cerca de 1.500 pessoas a cada edição.

O evento empodera os pequenos empreendedores e artesãos contemporâneos, que trabalham com moda, arte, design, cosméticos, beleza e bem-estar, prezando pela mão de obra artesanal, pelo consumo ético, sustentável, criativo e humano.

A 21ª edição do Le Marché Chic, especial de Natal, trará aos visitantes mais de 58 expositores, além de atrações como: show da Orquestra Sinfônica da Fundação Marcopolo e do projeto Pedrão Canta o Jazz, lounge da Editora Belas Letras, espaço kids comandado pelo Instituto de Leitura Quindim e o espaço de gastronomia Villa Casa Três Vendas, com drinks coloridos e chopp da Uff Bier.

Durante a feira, duas startups caxienses apresentarão seu trabalho: a PacsCrap, que incentiva a conscientização sobre o descarte correto de lixo, e a Balcão Balcão, que promove uma alternativa mais econômica de frete. Além da atmosfera propícia ao lançamento de novos talentos no mercado, o evento é uma ótima opção para adquirir presentes de Natal para toda a família.

A programação ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no Pátio Eberle, em um espaço revitalizado situado no Edifício Eberle, tombado pelo patrimônio histórico da cidade de Caxias do Sul, no sábado, das 11h às 19h, e no domingo, das 14h às 19h. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Sobre o Le Marché Chic 

Depois de trabalhar por muitos anos no setor da moda, Luciana Alberti percebeu algo que a incomodava: as grandes marcas que valorizavam a quantidade em detrimento da qualidade, e a perda da verdadeira essência, que é o trabalho manual, autoral e que preza pela sustentabilidade. Em 2016, criou o Mercado Chic Boutique, uma feirinha com apenas 10 expositores escolhidos “a dedo”, que valorizavam o conceito handmade, em Caxias do Sul.

Três anos depois, o projeto mudou de nome, tornou-se Le Marché Chic, e cresceu, chagando a outras cidades, como Atlântida, Torres, Canela e Porto Alegre, revelando artistas de muitas cidades do Rio Grande do Sul, como Novo Hamburgo, Erechim, Farroupilha, Passo Fundo, e também de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, totalizando mais de 450 marcas.

Além de lançar novos talentos no mercado nas áreas de moda, artesanato, decoração, casa, beleza e bem-estar, o Le Marché Chic também atrai o público devido ao diversificado leque de atrações, que inclui música, palestras, performances artísticas e um espaço de gastronomia criativa. É uma programação para todas as idades e gostos, que movimenta o calendário cultural e de negócios não só da região, como do Estado, por ser uma feira itinerante.

Após estudos de imersão sobre o futuro do trabalho e inovações, Luciana se deu conta de que tinha nas mãos não apenas um projeto, mas uma “startup” que movimenta a economia criativa. Porém, mais do que isso, que apresenta novos e criativos talentos ao mercado, dá visibilidade ao processo manual, à sustentabilidade e vai ao encontro das tendências mundiais de negócios, que buscam o fortalecimento das relações humanas, depois do isolamento causado pelo uso excessivo das tecnologias.

“Aqui o consumidor conversa diretamente com quem produz, é uma nova experiência de compra. Acredito ser muito importante que as pessoas saibam de onde vem e como é feito o produto. Não há lugar para se esconder num mundo transparente, virtual. Por trás de suas marcas existem pessoas e histórias, porque somos de verdade”, afirma Luciana.

Serviço

Le Marché Chic
Dia 7 de dezembro (sábado): das 11h às 19h
Dia 8 de dezembro (domingo): das 14h às 19h
Local: Pátio Eberle – Rua Sinimbú, 1670. Centro – Caxias do Sul – RS
Estacionamento no local
ENTRADA FRANCA

Expositores

Alma Artesanal, Artelier By Idea Ferreira, Avatim, Basic S, Bia Verdi, Blor Design, Bothanica Etc, Box Bee, Boys Only Kids, Café na Casca, Camila Viera Brand, Carolina Potrich, Casa Três Vendas, Casa Vintage, Costurina, Damas & Tramas, Detalhe Básico, Di Legno, Dristtefani, Editora Belas Letras, Espetinhos no Palito, Essências da Bruxinha, Fabiane Montemezzo, Fiamma Bella, Fio D´Ouro, FC Fashion Brands, Floria Natural, Gi Telve Handmade, Hera, Horno Pizza Rústica, Hummel Óculos Artesanais, Eté Origens Brasileiras, Jaque Pauletti, Kynda Brinquedos, La Fontaine Bags, Le Argenta, Lulu Balm Cosméticos, Lume Gastronomia, Made In Arquitetura, Magnólia Ateliê Floral, Mole Bags, Nó de Pinho, Nó em Pano, Nona Delícia Caponatas, Pantai, Percalina Encadernações, Presque Parisienne, Rachi Vanin, Raquel Romani, Rittual Handmade, Sens.O, Tanara Mallmann, Trecos com Arte, Tua Fruta, Vanittá, Vereda, Verônica Marchett, Reverb, Wewe, Zancanaro, Uff Bier, Magali Mojen Acessórios

Espetáculos

Sábado | 16h: Projeto Mais Música, da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo sob regência do Maestro  Luiz Carlos Zeni Jr
Domingo |15h: Pedrão Canta O Jazz

Fonte: Lato Sensu Assessoria de Comunicação
Marta Sfreddo
Marta Sfreddo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *