“O mercado digital é globalizado, e nossa área de atuação já preenche todo o cenário nacional e se encaminha para a América Latina ainda em 2021, Europa em 2022 e mirando os Estados Unidos em 2023.”
João Brognoli, 30 anos, pós-graduado em Gestão do Design pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e com especialização em Inovação e Estratégia na Harvard Business School, faz parte de uma geração de jovens empreendedores brasileiros que, ao escalarem o crescimento de suas empresas, rapidamente experimentaram o sucesso no segmento de serviços.
Sócio e diretor de Negócios da Duo Studio, de Caxias do Sul (RS), João é visto com frequência nas redes sociais enaltecendo o avanço exponencial da empresa: a agência que ele fundou em 2013 vai atingir números que superam os oito dígitos ainda nesse ano, com planos de multiplicar em 2022. O irmão, Luís Otávio Brognoli, se tornou sócio um ano após a criação da empresa e hoje é o executivo de Contas da Duo. “Crescemos entre 80% e 90% ao ano”, revela João Brognoli.
Agência digital focada em projetos mobile, aplicativos, marketing digital e websites, a “roxinha”, como é denominada por causa da cor de sua logomarca, conquistou clientes no Brasil inteiro e abocanhou grandes contas em sua curta trajetória. Em 2017, inaugurou escritório em São Paulo e passou a atender mais intensamente ao mercado nacional.
“Somos uma das três melhores agências de Digital do Brasil pelo RD Station. Seguimos perseguindo nossas metas, crescendo e ganhando um espaço importante no mercado”, afirma o empresário caxiense.
O crescimento da empresa tem sido notável não apenas em faturamento e carteira de clientes, mas também em espaço físico e número de colaboradores. Em janeiro, quando a incerteza causada pela pandemia paralisava os investimentos das empresas de um modo geral, a Duo inaugurava sua nova sede, passando a ocupar um prédio inteiro de cinco andares, de 1.200 metros quadrados, em área nobre da cidade. Os colaboradores já somam 120, e as contratações não param. Um detalhe importante: a presença de mulheres no time alcança 60%, e elas ocupam 70% dos cargos de gestão, coordenação e liderança.
A Duo Studio e o Cristo Redentor
Uma das conquistas mais emblemáticas da Duo foi se tornar a agência oficial de marketing digital e redes sociais das comemorações dos 90 anos do Cristo Redentor (RJ), celebrados em março deste ano, além de ser a agência cultural do monumento para 2022. “Um trabalho que exigiu todos os nossos esforços e o mais puro comprometimento e criatividade da nossa equipe. Afinal, estamos atendendo uma das sete maravilhas do mundo”, ressalta João Brognoli.
Marcas como Copag, Açaí da Barra, Hospital Moinhos de Vento, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Kurotel, Hot Beach Olímpia, PetroRio, Biancogres, Arauco e Cooperativa Santa Clara também estão na lista de clientes da Duo Studio.
Outro importante passo dado pela empresa caxiense em 2021 foi a formação do Conselho de Governança Corporativa, agregando profissionais que vão fazer parte da gestão externa do negócio. Referências em suas áreas de atuação, os novos nomes integram seis áreas distintas.
As cadeiras do conselho – Inteligência de Mercado; Finanças e Contábil; Gestão de Pessoas; Marketing e Sucesso do Cliente; Tecnologia e Projetos; e Infraestrutura e Institucional – foram ocupadas, respectivamente, por Felipe Soares, Felipe De Marchi, Shaíze Roth, Alexssander Cusin, Monique Areze Moreira e William Zanesi, todos profissionais jovens.
“Essa ação é apenas a primeira de um longo período de novidades e mudanças que vamos ter, vislumbrando triplicar os resultados nos próximos dois anos, gerando muito mais oportunidades e negócios para nós e para nossos parceiros, colaboradores e clientes. O empresário que pensa que sabe tudo, naturalmente acaba dando muitos tiros errados. Você só abre a empresa. Quem constrói o negócio é o time, especialistas em múltiplas áreas que fazem com que tudo se conecte”, argumenta.
A Duo Studio em números
- +100 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais
- +400 projetos web e e-commerce
- 60 aplicativos nas lojas Google Play e APP Store
- 120 colaboradores
Nessa entrevista à Letteris, o jovem empresário caxiense revela detalhes sobre como a Duo enfrentou os desafios do início e aonde pretende chegar nos próximos anos.
Letteris – Quem te inspira?
João Brognoli – Não sou o tipo de pessoa que tem um ídolo. Acho que todos nascemos com uma capacidade única, um dom e uma missão de fazer algo – seja grandioso ou não – que possa fazer a diferença. Eu cresci, desde pequenininho, acompanhando e aprendendo com quem até hoje é minha principal inspiração, mesmo já não estando mais entre nós. Meu pai fez a diferença no meu modo de pensar e agir, através do exemplo, e isso sempre foi meu combustível para ser e fazer mais do que me era proposto.
Tem tanta gente fazendo a diferença e vencendo dentro de suas condições, não necessariamente através de milhões, com livros de sucesso ou de grandes empresas. Tem sempre alguém do nosso lado que é fonte de inspiração. A gente só precisa reparar nos pequenos heróis de todos os dias, e tocar em frente.
Letteris – Como surgiu a ideia de ser empreendedor?
João Brognoli – A inquietude de não aceitar as coisas como elas são. Ao mesmo tempo, não reinventei a roda, só acreditei que eu tinha potencial para criar algo no qual eu me sentisse bem e fizesse os outros estarem bem também. Era um mercado saturado, com críticas, e que claramente tinha espaço para fazer algo. Não criei uma empresa de inovação, que tenha gerado um grande produto em larga escala, mas sim algo que é a minha cara, que transmite os meus princípios, que tem o meu sangue e que não segue um padrão imposto pela sociedade. Eu empreendi para fazer algo que fosse assim como eu.
Letteris – Você desenvolveu algum plano de negócio?
João Brognoli – Só depois de muito tempo! Demoramos a buscar – e até mesmo aceitar – ajuda para transformar o negócio, criar processos, montar planos… Desde o início, optamos por ir empurrando com a barriga da nossa forma, ganhar nosso espaço, que o segredo era o trabalho árduo. Obviamente não foi bem assim, e com a proporção tomada ao longo dos anos, contratamos assessoria, coaching e, recentemente, formamos Conselho de Governança Corporativa. Agora, temos os planos e indicadores bem estabelecidos, e os objetivos mais claros. O próximo passo é levar isto a todos os colaboradores e fazer com que a luta pelo resultado seja conjunta.
Letteris – Quais as suas características pessoais mais importantes que estão no DNA da Duo?
João Brognoli – Mentalidade vencedora, trabalho e foco e a lealdade aos meus, que acredito ser uma via de mão dupla.
Letteris – Quais foram as maiores dificuldades no início do empreendimento?
João Brognoli – Um garoto com 20 anos, sem nenhuma história, convencer um mercado cético e traumatizado de que poderia fazer dar certo.
Letteris – Como você identifica as novas oportunidades?
João Brognoli – Hoje elas nos procuram. Nem sempre foi assim. Porém, prospecção ativa nunca foi nosso negócio. Indicação por bom trabalho e boca a boca nos trouxeram até aqui. Tenho certeza de que também acabamos perdendo bons negócios por falhas no passado. Reconhecer e buscar compreender as perdas faz parte dos nossos indicadores atuais, para melhorar e trazer novas boas oportunidades, e assim fazer a roda girar.
Letteris – Qual a importância da liderança no estágio atual de crescimento da empresa?
João Brognoli – Fundamental e imprescindível. A divisão de setores, o desenvolvimento de gestores e coordenadores e a quantidade de colaboradores que vamos atingindo a cada mês exigem uma liderança preparada. E buscamos sempre horizontalizar ao máximo, de forma colaborativa, e ao mesmo tempo deixar claro que existe uma hierarquia para feedbacks e tomadas de decisão. Para ter uma base sólida, as pontas precisam estar em sinergia.
Letteris – Tem critérios para a contratação dos colaboradores?
João Brognoli – Nosso RH é extremamente bem estruturado, e o processo de contratação tem evoluído cada vez mais. As mudanças recentes com a pandemia têm nos feito readequar algumas coisas, e é uma área que eu acredito que deva ter constantemente uma nova análise, visto o público e geração que temos em maioria, a velocidade da troca de informações, o mercado escasso na região, entre outros.
Letteris – Quais as próximas metas da Duo?
João Brognoli – Elas estão extremamente definidas. O Conselho Corporativo apoiou muito na construção dos objetivos para 2022. O que era claro para mim, dentro da cabeça, agora vem ficando mais lúcido para todos os roxinhos da Duo. São os mais variados indicadores de sucesso em cada área, divididos entre financeiro, pessoas, sucesso do cliente, projetos…
Vamos realizar números ainda esse ano que superam os oito dígitos, com planos de multiplicar em 2022. Reduzir o turnover, desenvolver mais lideranças, transformar a experiência do cliente em 360º, medir NPS (Net Promoter Score) de todas as esferas, medir as horas de trabalho em projetos, e o mais esperado de todos, que é uma construção mais minuciosa, que é remunerar todo o time pelo alcance das metas mensais. Tudo isso é a pontinha do iceberg, e a base é extremamente sólida para realizar todos. O sucesso das metas não me preocupa, pela clareza e acesso que eu tenho às nossas informações internas.
Letteris – O que você diria para alguém que está pensando em iniciar um empreendimento?
João Brognoli – Pula pra dentro! É como se jogar em um penhasco e construir o avião no caminho da queda. Mas é possível. Porém, se você depende da opinião dos outros e dos múltiplos cenários negativos e positivos que vão surgir, você vai desistir, ou será derrubado, e o segredo é basicamente esse. Não interessa o que os outros pensam. Se faz sentido pra você, e se seus pequenos resultados estão surgindo, continua e continua. Busca colocar os melhores que você conhece, nas condições que você tem, em funções que você não consegue exercer, mas busque entender de todo o processo. Fica uns cinco aninhos sem dormir e sem final de semana e ganhe uma vida de liberdade.
Letteris – O que um jovem empresário como você espera do País?
João Brognoli – Nada. Nem do País, nem de ninguém. Se esperarmos algo dos outros, vamos ter que esperar sentados. Quer, vai lá e faz. Fundei a empresa sem dinheiro no governo Dilma, passamos por impeachment, pelo Governo Temer, por uma mudança radical, depois de tanto tempo, para o atual governo Bolsonaro, uma pandemia… E a gente cresceu ano após ano, buscando se adaptar, compreender os cenários, as necessidades e trabalhando muito. O Brasil é uma terra gigante de oportunidades, tem mercados – mesmo no digital – ainda inexplorados. A culpa, e nem o mérito, será do País. É de cada um, em qualquer lugar.
Letteris – Com o atual cenário político e econômico brasileiro, quais são as expectativas para uma empresa como a Duo?
João Brognoli – Tem dois pontos. Um que é seguir as regras do jogo. Se eu acho que o País poderia ajudar mais? Claro que sim. Se eu acho que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é totalmente desfavorável para ambos (empresa/funcionário)? Acho, e muito. Mas, a gente está aqui, e essa é a regra do jogo. A gente sangra por ter 100% dos colaboradores dentro da regra, sentimos que poderíamos reverter o custo com inúmeros outros benefícios. Nosso mercado, em nível nacional, é tão desleal quanto o governo. Contratando como PJ como se fosse uma prática normal. Logo, respondendo à pergunta, a expectativa é seguirmos nos destacando através de boas práticas, e isso se refletir nas métricas e indicadores que avaliamos da Duo mensalmente.
Segundo ponto. O mercado digital é globalizado, e nossa área de atuação já preenche todo o cenário nacional e se encaminha para a América Latina ainda em 2021, Europa em 2022 e mirando os Estados Unidos em 2023. Certamente o valor da moeda corrente tem interferência no balanço de uma empresa com clientes no exterior, mas acredito que o crescimento seguirá bom e saudável, como nos últimos anos, e a busca pelo trabalho no meio será cada vez maior. Porém, com o acesso à informação cada vez mais acelerado, também sabemos que a expressão “separar os homens dos meninos” será cada vez mais realidade. Isso já aconteceu no período de pandemia, e tende a seguir em uma constante. Fico feliz de estarmos entre os três melhores do Brasil no Digital, eleitos pela RD Station em 2020, e seguir em uma crescente sustentável.
1 comentário
Adorei a entrevista, João! Quem conhece você, sabe o tamanho do seu potencial! Com certeza todos têm orgulho de tudo que você conquistou e está conquistando. Parabéns pelo grande empresário que te tornastes! Abraço e sucesso sempre.