Locanda di Lucca: a experiência do usuário levada a sério

Texto e fotos: Marta Guerra Sfreddo

Locanda di Lucca… Já ouviu esse nome? Se você ainda não conhece, aqui cabe bem aquele velho clichê: você não sabe o que está perdendo! Para os apreciadores da boa mesa, da gastronomia cultural, da refeição que valoriza o produto, o produtor e a terra, como bem sugere o movimento Slow Food, o restaurante solidamente encravado no meio de extensa área verde no interior de Bento Gonçalves é de encher os olhos e o coração.  É o conceito de UX (user   experience) levado a sério!

Atendido pelos proprietários, o Locanda di Lucca privilegia os produtos orgânicos e biodinâmicos, locais e sazonais, com os quais elabora uma sequência de pratos que resgatam a culinária cultural ítalo-brasileira. O cardápio, como anunciado, é estruturado para exaltar aromas e sabores. E fazem isso com maestria.

O amor pela gastronomia

A recepção é feita por Lucas e por seu pai, Edgar Luis Giordani, e dois dóceis cachorros, um deles usando uma roupinha de “segurança”. Mais três pessoas completam a equipe, incluindo a esposa de Edgar, que é quem comanda a cozinha. Ele mesmo conta aos clientes que o filho é piloto com formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a esposa, arquiteta, está concluindo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em comum, o amor pela gastronomia. “O Locanda di Lucca é um projeto de vida que nasceu em maio de 2016”, conta Giordani no salão onde estão sete mesas, arrumadas de acordo com as reservas do feriado de 1º de maio, quando estive no Locanda. Na varanda coberta, outras mesas aguardavam pelos clientes do dia. Giordani entoa canções italianas ao som da gaita, conta para todos ao mesmo tempo a história do lugar e da família e faz uma espécie de interação entre os frequentadores, revelando de que região do país vieram: “Goiânia, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Veranópolis, Caxias do Sul, sejam bem-vindos!”. Muitos estavam pela segunda vez.

É necessário reservar mesa com antecedência

Dessa forma, você é recebido como se já fosse conhecido da casa. Se chegar antes do horário reservado, aproveite para desfrutar da natureza do lugar, pois há espaços para isso. Ou então, para apreciar a decoração da antiga casa de pedra, onde a religiosidade do imigrante italiano fica evidente. Será como uma viagem no tempo, imergindo nas raízes da colonização na Serra Gaúcha, no século 19.

Investimentos a caminho

Mas o tempo não para, e novidades estão a caminho! Em breve, o empreendimento será ampliado, e uma vinícola e uma pousada, com seis suítes, serão construídas. A ideia é prolongar a experiência do turista. Eu apostaria minhas fichas de que todo esse novo complexo será erguido no Vale dos Vinhedos, local onde a família Giordani já tem longa tradição no setor enogastronômico.

O Locanda di Lucca fica na Linha Palmeiro, 340, Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves (RS). Para reservas, acesse o site Locanda di Lucca

 

 

About Author

Leave A Reply