O Colégio Madre Imilda dará um passo importante no fortalecimento da sua educação em 2022. A partir da nova legislação do Ensino Médio, a escola procurou uma metodologia de ensino que possibilitasse um incremento na qualidade que já oferecia sem que a essência da sua proposta pedagógica fosse perdida.
E, assim, chegará a Caxias do Sul (RS) no ano que vem a metodologia de ensino Bernoulli. Além de ser a primeira instituição da cidade a implantar esse sistema reconhecido no Brasil, o Madre Imilda também será um dos pioneiros da Rede ICM de Educação, da qual faz parte e que agrega mais de 15 escolas no Brasil, 11 só no Rio Grande do Sul.
A assessora administrativa do Madre Imilda, Irmã Morgana Garcia, conta que foram dois anos estudando e pesquisando soluções de ensino, até que se realizou a decisão pelo Bernoulli. E um dos principais motivos da escolha é a possibilidade de mesclar o que a escola já oferece com o que o método prevê. “O Bernoulli é uma metodologia que permite construir o conteúdo junto com a base que a escola já tem. Nossa intenção era atender a legislação por meio de um sistema de ensino sem perder a essência da nossa pedagogia, focada em acolhimento e humanização”, explica.
Além de ter essa possibilidade de personalização, o custo para os pais também foi responsável pela escolha do método. Irmã Morgana ressalta que os alunos do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio terão à disposição um sistema de ensino reconhecido e moderno por um valor acessível. “O valor cobrado pelo Bernoulli fica bem abaixo do que os pais gastavam com os livros didáticos”, reforça.
O novo Ensino Médio é uma das grandes mudanças para 2022. Os itinerários formativos permitirão ao aluno a construção de um projeto de vida e foco no desenvolvimento de habilidades e competências direcionadas à carreira que ele pretende seguir. A partir do segundo ano, há mudanças nas aulas de quem escolhe humanas e quem opta pelas exatas. “Precisávamos fazer essa adequação à legislação. O Bernoulli nos entrega essa mudança pedagógica e nos permite trabalhar com ela seguindo os preceitos que fazem o Madre Imilda ter mais de 90 anos de educação de qualidade”, complementa.
A segunda grande mudança que o Bernoulli vai levar para o dia a dia da escola é o uso da tecnologia nas aulas. Há podcasts, vídeos, gamificação e até uma Inteligência Virtual (IE), chamada Ulli, na área dos alunos dentro da plataforma. A escola passa a ter também parte da vida conectada que os estudantes de hoje vivem quando não estão por lá. “É um grande desafio para os professores, mas os treinamentos já começaram. A comunicação dessa inovação teve uma resposta muito positiva da comunidade escolar”, relata Irmã Morgana.
Como haverá alteração de base curricular para o Ensino Fundamental 2 em 2022, a escola optou por trazer essa inovação para também para os alunos do sexto ao nono anos e garantir que a passagem para o Novo Ensino Médio seja uma travessia tranquila, sem rupturas de currículo. “Gostamos tanto do método que decidimos aplicar também no Ensino Fundamental 2, para que os alunos cheguem no Médio já familiarizados.”
Essa inovação com certeza coloca os estudantes do Madre Imilda em um patamar elevado em relação a novas tecnologias e, especialmente, à preparação para uma carreira profissional.
O Bernoulli a ser adotado no Madre Imilda
- Mais de 600 escolas parceiras no Brasil
- Mais de 160 mil alunos
- Soluções educacionais com livros e tecnologia integrados
- 1º lugar no Enem pela sexta vez entre as escolas com mais de 60 alunos participantes
- 10 escolas parceiras entre as 50 melhores do Brasil no Enem
- Top 10 nacional por 14 anos consecutivos