fbpx
O que fazer para seu site ser reconhecido pelo Google
2 de junho de 2019
Marcopolo conquista Prêmio Exportação 2019
7 de junho de 2019

Marruá Agrale é base para veículo elétrico na Austrália

Plataforma será enviada desmontada para a Austrália

Com nova denominação, utilitário será direcionado, primeiramente, ao setor de mineração

Por Roberto Hunoff
Foto: Julio Soares/Objetiva

O utilitário Marruá, da Agrale, de Caxias do Sul, RS, consolida ainda mais sua visibilidade no mercado externo. Agora, na Austrália, onde servirá de base para o Bortana EV, um modelo 4×4 elétrico em desenvolvimento para atender ao setor de mineração, mercado que também absorverá as versões 4 x 4 Diesel RHD cabines dupla e simples.

A primeira versão do Bortana EV, montado sob a plataforma de um Marruá AM 200 cabine dupla, foi recentemente apresentada na Austmine 2019, feira voltado ao setor de serviços e produtos de mineração na cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland, e principal hub econômico e administrativo do leste do país. O projeto do veículo nasceu de uma parceria entre Agrale e as australianas Safescape, com foco em equipamentos para mineração, e 3ME Technology, que detém a tecnologia do sistema elétrico.

No lugar do motor Cummins diesel que equipa o Marruá AM 200, a Safescape instalou um propulsor elétrico com potência equivalente a 184 cv, desenvolvido pela 3ME Technology. Com um conjunto de baterias de 50 kWh, o veículo tem autonomia de até 150 km com uma carga.

A Agrale exportará a plataforma do Marruá desmontado e prestará o apoio nas questões técnicas e de engenharia para o empacotamento dos componentes. Já para as versões 4 x 4 Diesel RHD cabines dupla e simples, a empresa exporta e participa com o know how do veículo. Ambas serão testadas por grandes mineradoras e, aos poucos, introduzidas em segmentos como Forças Especiais, Bombeiros e resgate médico, entre outros.

O veículo é montado com cabine construída em aço galvanizado, resistente à corrosão; quadro do chassi como elemento selado, permitindo maior resistência a torsões; e suspensão forte e robusta, complementado com o sistema elétrico de última geração, o que gera forte aval ambiental. O veículo garante vários benefícios no segmento de mineração, principalmente nas minas subterrâneas e profundas que caracterizam o território australiano, por não emitir poluentes e ruídos, melhorando a qualidade de trabalho em espaços confinados e em grandes profundidades.

Roberto Hunoff
Roberto Hunoff
Dedica-se ao jornalismo há 39 anos, tendo iniciado em 1978, na TV Caxias Canal 8, como redator de noticiários. Mas foi na mídia impressa que concentrou sua atividade profissional. Começou no Jornal de Caxias em 1979, passou por Pioneiro, Folha de Hoje e Folha de Caxias. Fundou o Caxias Notícias, sucedido pelo Diário Folha do Sul, e trabalhou nos semanários Tempo Todo e O Caxiense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *