Novo Toyota Camry chega em março

  Modelo será comercializado no país em versão única, XLE, mais potente e com visual mais esportivo

A Toyota confirmou para o primeiro trimestre do ano a chegada do novo Camry ao mercado nacional. Apresentada no Salão de Detroit de 2017, a oitava geração do sedã tem visual marcado por linhas mais modernas, itens de série adic ionais, motorização mais potente e nova transmissão. Pedidos do modelo já podem ser feitos nas 242 concessionárias da rede Toyota de todo o Brasil, com valor sugerido de R$ 189.990. Em Caxias do Sul, a marca é representada pela Terrasol (www.terrasol-veiculos.com.br). 

O Camry 2018 é o terceiro veículo da montadora a ser desenvolvido sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture ou Nova Arquitetura Global da Toyota), além de C-HR e Prius, este último também comercializado no Brasil. Sobre esta plataforma, o Camry obteve aumento em sua rigidez torcional na ordem de 30% em relação ao mo delo atual. O avanço possibilitou ganhos em estabilidade, controle direcional e, consequentemente, redução de ruídos e vibrações dentro da cabine.

Resultado da incorporação da plataforma TNGA, ocupantes do banco traseiro têm mais espaço interno. O sedã ficou 35 mm mais comprido, 15 mm mais largo e com entre eixos 50 mm maior. O modelo ainda moveu seu centro de gravidade para uma posição mais baixa, ficando 25 mm mais próximo do solo. O painel também está em uma posição mais rebaixada, possibilitando maior espaço para as pernas e ampla visibilidade. Em comparação com o modelo antigo, o console central é cerca de 30 mm mais largo e 40 mm mais alto.

O novo Carmy está mais potente e com melhores níveis de eficiência de combustível. O veículo é equipado com motorização V6 3.5 litros DOHC de 24 válvulas e novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão. O sedã recebeu sistema de injeção direta D-4S, com ângulo dos injetores otimizado para aumentar a pressão interna do combustível. A combinação confere ao sedã potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm. De acordo com o INMETRO, o veículo apresenta dados de consumo de 8,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada. A oitava geração tem nova transmissão automática de oito velocidades com novo conversor de torque.

Visual esportivo

A nova geração se destaca pelo design esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18 polegadas. O modelo recebeu sistema multimídia com nova tela LCD de oito polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth® e seis alto falantes. O volante multifuncional de três raios possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, dotado de tela colorida de TFT de sete polegadas.

O Camry 2018 tem ainda indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave. O sedã conta com ar condicionado de três zonas, diferencial em seu segmento, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros.

Nos bancos traseiros, o modelo possui um novo apoio central para braços, com superfície aumentada em aproximadamente 20%, equipado com painel de controle touch para acesso e regulagem de ar condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira. Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.

O sedã ganhou freio de estacionamento com acionamento eletrônico e controle de assistência de arranque em subidas. É equipado com controle eletrônico de tração e estabilidade; sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada. Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força.

Fotos Toyota, Divulgação

About Author

Leave A Reply