“O mundo precisa de mais empresas inspiradoras”

Texto e fotos: Marta Guerra Sfreddo

Ele é a inspiração em pessoa! E por isso sua palestra abriu o Top Empreendedor, evento promovido pela Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa), em 15 de maio, no Teatro da FSG, em Caxias do Sul (RS). Para uma plateia de cerca de 600 pessoas, Marcos Piangers, autor do best seller O Papai é Pop, afirmou: “O mundo precisa de mais empresas inspiradoras”.

Sempre com bom humor, Piangers falou sobre tecnologia, oportunidades digitais e sobre como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Segundo ele, empresas inovadoras e o mundo conectado estão mudando marcas, profissões e pessoas. Ao provocar uma “espiada no futuro”, o comunicador afirmou que as pessoas se apegam muito ao passado, e que não fomos criados para ser inovadores, reprimindo a curiosidade e a vivacidade das crianças desde muito cedo. “A gente já vive num mundo tecnológico, mas nosso mindset ainda é analógico”, afirmou.

Piangers arriscou fazer previsões de como será esse futuro: mais gente na internet fazendo mais coisas e computadores bem mais rápidos. Além disso, aposta que somente as marcas inovadoras irão sobreviver nesta nova ordem econômica. “Já temos a empresa sem chefe”.

Redes sociais para gerar negócios

Depois de Marcos Piangers, Fábio Prado Lima subiu ao palco para falar sobre como usar o Facebook e Instagram para gerar negócios. O potencial de marketing e vendas destas duas ferramentas, para o especialista, é imenso. 65% dos brasileiros estão na internet. Destes, 52% estão no Instagram (cerca de 72 milhões de pessoas), e 94% no Facebook (outros 130 milhões de brasileiros). “É muita oportunidade de crescimento”, frisou Lima. “Gere valor e depois faça negócios, e os negócios virão até você”, citou. Para quem trabalha com marketing digital, a aplicação do conceito AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação) pode ajudar a aumentar as conversões. O principal objetivo do AIDA é chamar a atenção do consumidor e fazê-lo se interessar pelo seu produto, explicou Lima.

Carinho, respeito e sorriso no rosto

Depois de Fábio Prado Lima foi a vez do empresário Fabiano Feltrin ocupar o palco do Top Empreendedor para falar sobre empreendedorismo também com um toque de bom-humor.  Atual presidente do Grupo Feltrin, que controla as marcas Feltrin do setor imobiliário, da Lisa Eventos e Entretenimento, da rede Bob’s na Serra Gaúcha, além de sócio do Hard Rock Café Gramado, Fabiano Feltrin disse que o resumo de 35 anos de sucesso está na receita: carinho, respeito e sorriso no rosto. “Precisamos de pessoas que solucionem problemas. O maior problema nas empresas é a falta de comunicação”.

Em 1999, aos 29 anos, Feltrin já tinha sido eleito melhor gestor de concessionárias Ford do mundo. Ele, que já foi vice-prefeito de Farroupilha, também se apresenta como cover de Elvis Presley.

Vendas não ocorrem por acaso

Thiago Concer, que encerrou as apresentações do evento, é um dos maiores especialistas em vendas do Brasil. Sócio- fundador do IEV, a maior escola de vendas do país, é líder do #OSV – Orgulho de Ser Vendedor, um movimento de profissionalização e valorização da profissão.

O especialista falou sobre a importância de treinar a equipe de vendas. “Tudo o que vendedores e gerentes comerciais precisam é receber um recado prático e cheio de energia e atitude. Afinal, o que conta em vendas é entregar resultado sustentável, é saber o que fazer e como fazer pra vender mais”, afirmou.

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply