O que fazer em Carlos Barbosa: Nono Otávio oferece experiência única

Se você está procurando o que fazer em Carlos Barbosa (RS), na Serra Gaúcha, se está em busca de um programa e de um local diferentes para curtir com a família, Letteris tem uma sugestão.

Na propriedade da Família Bertotto, em uma casa construída em 1932, no interior de Carlos Barbosa, está o Restaurante e Café Colonial Nono Otávio. Não se trata de um simples restaurante, que, aliás, serve deliciosos pratos típicos da autêntica comida colonial italiana.

O Nono Otávio tem outros atrativos que tornam o passeio pela propriedade uma experiência agradável e prazerosa para qualquer idade. A paisagem rural e a natureza exuberante têm lago com trilha de caminhada, muitas flores, campo gramado para curtir a sombra de lindas árvores, redário coberto e – para os pequenos – campinho de futebol e passeios de charretinhas no “Táxi da Nona e de carrinhos de mão.

Antes da pandemia, o espaço era bastante utilizado para eventos, casamentos e festas. Com uma linda vista para o lago e um deck para apreciar todas as belezas do lugar, os dois ambientes do restaurante comportam 180 pessoas. Hoje, o empreendimento mantém todos os cuidados sanitários para a segurança dos clientes.

O atendimento feito pela família também é digno de registro. Prestativos e acolhedores, estão sempre atentos às mesas dos clientes – que vêm de toda a Serra Gaúcha e da Região Metropolitana de Porto Alegre – para repor ou aquecer os pratos.

O que fazer em Carlos Barbosa

O cardápio do almoço, que é servido das 11h30 às 14h30, inclui sopa de capeletti, pão caseiro, carne lessa, piem, saladas verdes, salada de repolho, salada de radicci com bacon, conservas, massa, galeto e carne de porco no espeto, polenta frita e brustolada, linguiça frita e fortaia (um tipo de omelete feito com ovos, queijo, salame e temperos verdes), além de sobremesas, como os tradicionais sagu de vinho com creme, ambrosia, pudim de leite e doce de abóbora em calda.

A partir das 15h, começa a ser servido o café colonial típico italiano: salame, copa, queijo, morcilha, torresmo, conservas, pão e cuca caseira, chimias e natas, biscoitos, grostoli, bolos, salame de chocolate, polenta frita e brustolada, linguiça frita, pastel de carne, pastel de queijo, risoles, coxinhas, sucos, café, leite e chá. Alguns produtos de fabricação caseira com o rótulo Nono Otávio, como biscoitos de melado, são comercializados no local.

Restauração da casa com porão de pedra

A casa da Família Bertotto é outra atração à parte. Com características e traços da arquitetura italiana do início do Século XX, a velha casa com porão de pedra foi totalmente restaurada. O jardim coberto com flores de diferentes nuances e perfumes oferece uma atmosfera agradável aos sentidos.

Horários de atendimento

É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. O almoço, no valor de R$ 50,00 por pessoa, é servido das 11h30 às 14h, e o café colonial, das 8h às 10h30 e das 15h às 18h.

Distante 108 quilômetros de Porto Alegre, o Restaurante e Café Colonial Nono Otávio fica localizado na BR 470 – Km 238, Linha 12, em Carlos Barbosa (RS). Reservas podem ser feitas pelos telefones (54) 3433.2662 / (54) 9.8151.2402. Se arruma e vai!

Por Marta Guerra Sfreddo

Siga a Letteris no Facebook

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply