Outubro Rosa: “Amigas de Peito e Alma” e Uniftec firmam parceria para atendimento psicológico

Estamos no Outubro Rosa! Cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer de mama no Brasil. Enfrentar a doença é, afinal, desafiador para as pacientes, que se deparam com este cenário diante de tantas outras dificuldades físicas e emocionais ao longo do tratamento. O acompanhamento psicológico acaba, portanto, por ganhar ainda maior importância para essas mulheres. É por meio dele que se acolhe e se oferece suporte emocional para o enfrentamento da doença. Por conta disso, o Instituto Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha firma uma parceria com o Centro Universitário Uniftec, por meio do curso de Psicologia, coordenado pela doutora em Psicologia Débora Frizzo.

A ideia é prestar atendimentos psicológicos para mulheres vinculadas ao Instituto e seus familiares. O Instituto, então, é quem fará os encaminhamentos das pacientes para que as acadêmicas ligadas à instituição de ensino realizem, de forma gratuita, as consultas na clínica-escola do espaço. Os horários serão flexíveis e viabilizados mediante agendamento, podendo ser feitas consultas individuais ou em grupo, de acordo com a necessidade de cada caso, conforme explica a presidente, Clementina de Marco Giacomelli.

Ela ressalta que o Instituto já tem como postura prestar este acolhimento às pacientes e seus familiares para orientá-los sobre a doença e ampará-los neste momento de bastante vulnerabilidade emocional. Todavia, reconhece que o apoio psicológico especializado pode fortalecer ainda mais essas mulheres e contribuir com seus tratamentos. Assim, a parceria com a instituição de ensino visa oferecer, com este serviço, uma outra alternativa de cuidado para aquelas que necessitam dessa atenção profissional.

“Este convênio firmado com a Uniftec é um passo importante no fortalecimento da mulher e também para seus familiares enquanto apoiadores, para que possam efetivamente se sentir fortalecidos e fazer com que a paciente se torne uma pessoa vitoriosa”, destaca Clementina.

O termo de convênio foi assinado e as mulheres que necessitam deste apoio podem buscar o Instituto Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha para mais informações por meio do facebook.com/institutoamigasdepeitoealmadaserragaucha.

O Instituto Amigas de Peito e Alma existe há sete anos no acolhimento e cuidado com pacientes que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama na região da Serra Gaúcha.

A origem do Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano é que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. O símbolo do laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Siga a Letteris no Facebook

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply