fbpx
Mineração de dados
Mineração de dados: como a indústria pode prever resultados
22/09/2020
Top Shoes Brasil
Top Shoes Brasil contrata e cresce 100% durante a pandemia
23/09/2020

Palacete Eberle reúne história, tradição e o melhor da gastronomia

Palacete Eberle

Willian Silva e Eliseo Marin - Foto: Juliano Vicenzi

A história e o requinte de uma das edificações mais memoráveis de Caxias do Sul abrirá as portas para reviver encontros repletos de tradição e alta gastronomia. O restaurateur Eliseo Marin, reconhecido por sua atuação como ecônomo do Clube Juvenil (agremiação social e esportiva fundada em 1905, em Caxias do Sul), há quase 50 anos, agora associou seu talento ao do chef de cozinha e um dos genros, Willian Silva, para apresentar o novo endereço do Buffet Aristocrata. O espaço gastronômico que ocupou, desde julho de 1975, os salões do clube, realizando o sonho de seu idealizador, migra para um dos endereços mais históricos de Caxias do Sul: o Palacete Eberle, na Rua Sinimbu, 1549, no Centro. A abertura oficial, no dia 22 de setembro, brinda a chegada da primavera, com ambientação e arranjos assinados pela designer floral Clarissa Fuchs, da Bothanica Etc Boutique Floral.

A construção, que desperta a curiosidade dos que por ali circulam, foi residência de Abramo Eberle, ícone da metalurgia na cidade (1880-1945). O Palacete teve forte inspiração nas obras dos renascentistas italianos, com projeto arquitetônico encomendado ao escritório Barcellos & Cia, de Porto Alegre. O “castelinho”, como é carinhosamente chamado pelos caxienses, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Município em 2006 e é preservado em seus mínimos detalhes.

A escolha pelo espaço para sediar o Buffet Aristocrata implicou em trabalhar com restauro, não reforma. Aspecto que encareceu o valor final e exigiu cautela nas escolhas dos profissionais, além de mais tempo de dedicação. Tudo com o objetivo de preservar as características originais do Palacete. O trabalho de restauro foi realizado pela arquiteta caxiense, radicada em Porto Alegre, Adriane Bedin, e envolveu desde o planejamento da mudança, passando pela organização da cozinha, que está localizada no porão e, a partir daí, expandindo para os demais ambientes. Em um primeiro momento o térreo e a capela poderão ser conhecidos pelos visitantes, os demais cômodos ainda estão sendo revitalizados, com previsão de término para o fim de 2020.

Reforço na equipe e atendimento a eventos no Palacete Eberle

A mudança do Buffet Aristocrata dos salões do Clube Juvenil para o Palacete Eberle levou em torno de um mês e o valor total investido no empreendimento foi de aproximadamente R$ 300 mil reais. O quadro de funcionários ganhou quatro novos colaboradores e conta com uma equipe formada por 13 profissionais. O carros-chefes do cardápio manterão o formato de  buffet com pratos tradicionais como o creme de  queijo, canelone de milho, capelini ao pesto, entre outras especialidades.  O espaço gastronômico pode atender eventos de pequeno e médio porte e mantém o know-how em eventos volantes em todo o Estado. O serviço delivery do Buffet Aristocrata, que teve início com a pandemia, continuará  sendo uma alternativa ao seu público habitué.

A mostra dos arranjos florais no Buffet Aristocrata – Palacete Eberle seguirá até o dia 29 de setembro, sempre das 11h às 14h30, na Rua Sinimbu, 1549, no bairro Centro, em Caxias do Sul. No novo endereço, além do serviço de Buffet, o Aristocrata também contará com o Armazém Aristocrata, espaço no qual poderão ser adquiridos produtos caseiros, preparados pelo staff do local. A linha, que está sendo ampliada, inclui pizzas congeladas, lasanhas, pães, bolos e molhos, como o pesto, por exemplo. Mais uma opção para o período de pandemia.

Fonte: Lato Sensu Assessoria de Comunicação

Siga a Letteris no Facebook

Marta Sfreddo
Marta Sfreddo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *