Pesquisa aponta alta no faturamento dos pequenos negócios no melhor resultado em 12 meses

Alta no faturamento e otimismo com o futuro. Este é desempenho e o clima entre os empreendedores de micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI) gaúchos.

Segundo a 25ª Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS, 30% dos pequenos negócios do estado indicaram alta no faturamento em relação ao mês de junho. Com sete pontos percentuais de crescimento em relação à última pesquisa, o indicador atingiu o maior índice desde janeiro de 2021.

A perspectiva de um cenário favorável para os negócios nos próximos meses vem refletida na expectativa de aumento no faturamento para 77% dos entrevistados. Desses, 62% acreditam que o aumento será de até 30%. “Os números nos indicam que a atividade econômica está em curva ascendente, desta forma, impactando positivamente tanto a confiança quanto a performance de toda a cadeia produtiva que move os pequenos negócios”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

Faturamento mostra mais números 

Segundo a pesquisa, 39% dos pequenos negócios do estado indicaram estarem indo bem e 24% informaram possuir um plano de expansão para os próximos seis meses. Ambos os indicadores atingiram o maior patamar do ano nas respectivas categorias. Em linhas gerais, a proporção de empresários que se dizem confiantes na melhoria da situação econômica do estado cresceu dez pontos percentuais, chegando a 52%. Enquanto dois em cada três (65%) estão confiantes com a melhora no ramo de atividade do seu negócio.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

Assessoria de Imprensa Sebrae-RS

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply