fbpx
Programação da Festa das Colheitas ganha forma
21/01/2020
Festival de Verão do Recreio da Juventude é opção de entretenimento
29/01/2020

Por que investir no trabalho de um assessor de imprensa

A assessoria de imprensa reforça a confiança entre sua empresa e seus clientes

Por Marta Guerra Sfreddo

Notoriedade, credibilidade, autoridade, imagem positiva, confiabilidade. Estes são apenas alguns dos valores que um bom trabalho de assessoria de imprensa pode agregar à sua marca. Diferentemente da exposição obtida com o marketing digital, a assessoria de imprensa confere às empresas que utilizam esse serviço uma visibilidade que nenhuma rede social consegue, sem gerar certa desconfiança pelo menos para os mais atentos.

Em tese, com o marketing digital, você tem como objetivo gerar leads qualificados e converter em vendas, correto? A assessoria de imprensa pode ser o gatilho que dirá ao mercado que, sim, vale a pena comprar o seu produto, seu serviço ou se tornar fã da sua marca. Por quê? Porque – precisamos admitir – no marketing digital e na publicidade tradicional, é você falando bem de si próprio, se autoelogiando. Com o trabalho da assessoria de imprensa, desde que bem feito, são os jornalistas e colunistas de veículos de comunicação destacando as suas conquistas, com o endosso das empresas para as quais eles trabalham. Tem outro peso, não é mesmo?

Técnicas de redação jornalística

Até porque o assessor de imprensa conhece a dinâmica das redações, o conceito da linguagem e as técnicas de redação jornalística e não pode, de forma alguma, “dourar a pílula”. É sabido que no campo da comunicação há muito se instalou uma celeuma sobre se a assessoria de imprensa deve ser enquadrada como jornalismo ou relações públicas. Realmente, as duas atividades, por vezes, se confundem. Mas se nem o excesso de adjetivação em um release é bem visto, quem dirá faltar com a verdade.

Estratégias complementares

Uma área não anula a outra, pelo contrário. São estratégias que se complementam e precisam uma da outra para resultados mais eficazes.  Em tempos de desinformação e boatos, o conteúdo de qualidade reina absoluto, desde que seja de fato interessante, abrangente e útil. E aquilo que você divulga como notícia, seja uma pauta institucional ou mercadológica, por meio da assessoria de imprensa, que vai atuar no relacionamento com a imprensa e envio constante de informações, acabará por fortalecer a sua marca e aumentar a visibilidade do seu negócio com públicos de interesse de forma mais genuína e espontânea.

Mídia espontânea

Um aspecto, porém, é bastante importante que você tenha em mente antes de contratar uma assessoria de imprensa. Os critérios de publicação, ou não, de qualquer conteúdo são de exclusividade do jornalista e da mídia a qual o release foi endereçado. O espaço não é pago, portanto, você, nem seu assessor de imprensa, tem a garantia da publicação. Por isso a importância de se trabalhar a relevância do conteúdo, estabelecendo que seja abrangente o suficiente para o público de interesse daquele veículo de comunicação. E essa é a chave da credibilidade de que falei no início deste artigo.

 

 

Marta Sfreddo
Marta Sfreddo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *