Por que investir no trabalho de um assessor de imprensa

Por Marta Guerra Sfreddo

Notoriedade, credibilidade, autoridade, imagem positiva, confiabilidade. Estes são apenas alguns dos valores que um bom trabalho de assessoria de imprensa pode agregar à sua marca. Diferentemente da exposição obtida com o marketing digital, a assessoria de imprensa confere às empresas que utilizam esse serviço uma visibilidade que nenhuma rede social consegue, sem gerar certa desconfiança pelo menos para os mais atentos.

Em tese, com o marketing digital, você tem como objetivo gerar leads qualificados e converter em vendas, correto? A assessoria de imprensa pode ser o gatilho que dirá ao mercado que, sim, vale a pena comprar o seu produto, seu serviço ou se tornar fã da sua marca. Por quê? Porque – precisamos admitir – no marketing digital e na publicidade tradicional, é você falando bem de si próprio, se autoelogiando. Com o trabalho da assessoria de imprensa, desde que bem feito, são os jornalistas e colunistas de veículos de comunicação destacando as suas conquistas, com o endosso das empresas para as quais eles trabalham. Tem outro peso, não é mesmo?

Técnicas de redação jornalística

Até porque o assessor de imprensa conhece a dinâmica das redações, o conceito da linguagem e as técnicas de redação jornalística e não pode, de forma alguma, “dourar a pílula”. É sabido que no campo da comunicação há muito se instalou uma celeuma sobre se a assessoria de imprensa deve ser enquadrada como jornalismo ou relações públicas. Realmente, as duas atividades, por vezes, se confundem. Mas se nem o excesso de adjetivação em um release é bem visto, quem dirá faltar com a verdade.

Estratégias complementares

Uma área não anula a outra, pelo contrário. São estratégias que se complementam e precisam uma da outra para resultados mais eficazes.  Em tempos de desinformação e boatos, o conteúdo de qualidade reina absoluto, desde que seja de fato interessante, abrangente e útil. E aquilo que você divulga como notícia, seja uma pauta institucional ou mercadológica, por meio da assessoria de imprensa, que vai atuar no relacionamento com a imprensa e envio constante de informações, acabará por fortalecer a sua marca e aumentar a visibilidade do seu negócio com públicos de interesse de forma mais genuína e espontânea.

Mídia espontânea

Um aspecto, porém, é bastante importante que você tenha em mente antes de contratar uma assessoria de imprensa. Os critérios de publicação, ou não, de qualquer conteúdo são de exclusividade do jornalista e da mídia a qual o release foi endereçado. O espaço não é pago, portanto, você, nem seu assessor de imprensa, tem a garantia da publicação. Por isso a importância de se trabalhar a relevância do conteúdo, estabelecendo que seja abrangente o suficiente para o público de interesse daquele veículo de comunicação. E essa é a chave da credibilidade de que falei no início deste artigo.

 

 

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply