Prataviera Shopping recebe exposição de abelhas sem-ferrão

O Prataviera Shopping, em Caxias do Sul (RS), é palco de um evento focado na preservação ambiental, um tema de crescente importância, especialmente após os recentes desastres climáticos no Rio Grande do Sul. Até 8 de junho, o terceiro andar do shopping sedia uma exposição de abelhas sem-ferrão, incluindo a degustação e comercialização de meliprodutos. Este evento é parte da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Associação Serrana de Meliponicultores (Assermel). O shopping funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h.

A exposição conta com abelhas sem-ferrão (ASF) e a comercialização de enxames, além de diversos produtos à base de mel de ASF, como cosméticos, própolis, licores, geleias e méis de espécies como Jataí, Mandaçaia e Tubuna. Há também venda de orquídeas, plantas melíferas e atrativos mistos para captura de abelhas na natureza.

Ivanir de Campos, presidente da Assermel, destaca a vital importância das abelhas para a biodiversidade. “Sem abelha não tem alimento e sem alimento não tem vida. As abelhas são responsáveis por mais de 70% da polinização para a produção de flores e frutos. Tudo o que nós comemos, de alguma forma, vem de uma pequena planta que tem flor, e essa flor precisa ser polinizada. Desde as frutas, o arroz, o feijão, o milho, tudo isso é polinizado,” explica Campos.

Ele também salienta o papel crucial dos meliponicultores na conservação das abelhas sem-ferrão, muitas das quais estavam em risco de extinção. “A maioria delas estava em processo de extinção e os meliponicultores, com o trabalho de preservação, criação e multiplicação de enxames em caixas próprias e adaptadas com cuidados, conseguem manter essas abelhas, devolvendo muitas delas, inclusive, para a natureza. O mel das abelhas sem-ferrão é mais líquido e possui uma quantidade maior de benefícios medicinais, sendo um antibiótico natural e anticoagulante, e importante no tratamento de resfriados e gripes” acrescenta. Membros da Associação Caxiense de Apicultores (Ascap) também participam do evento, exibindo mel e própolis de abelhas com ferrão, as Apis Mellifera.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Prataviera Shopping

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply