Texto: Marta Guerra Sfreddo
Fotos: João Lazzarotto

Família Randon faz o descerramento da placa que lança o projeto Memorial Randon
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, prestigiaram a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Memorial Randon, no dia 8 de maio, promovida pelo Instituto Elisabetha Randon. O empreendimento será construído em área próxima ao Jardim Botânico de Caxias do Sul.
O novo espaço, cujo lançamento coincide com as ações comemorativas aos 70 anos da empresa Randon, pretende se tornar um local público e empresarial voltado à preservação da memória de Caxias do Sul e do transporte de cargas do Brasil. Para isso, colocará à disposição da comunidade salas de pesquisa, videoteca, auditório, exposições, espetáculos, oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs.
Acervo histórico
Três prédios históricos usados pela Randon desde sua fundação, em 1949, locais que abrigaram a ferraria e a Mecânica Randon serão reproduzidos no Memorial e reunirão documentos e objetos das empresas, acervos que contam a sua trajetória, coletados desde 2000. O espaço contará com 3.000 m² de área construída.
O projeto do Memorial Randon foi aprovado junto ao Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. A diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa, afirmou que “apesar do longo caminho a percorrer para a captação dos recursos, o lançamento da pedra fundamental é muito especial”.
Polo metalmecânico
Para Gasparin, esse regaste da memória institucional da Randon e do transporte de cargas no país vem para engrandecer a cultura de Caxias do Sul e do setor que a tornou conhecida como segundo maior polo metalmecânico do Brasil. “A CIC, em nome de toda a classe empresarial, sente-se honrada em testemunhar este momento”, afirmou o presidente da entidade.
- Solenidade de lançamento da pedra fundamental reuniu autoridades, lideranças empresariais, imprensa e a família Randon
- Nilva Randon e David Randon depositam uma cápsula do tempo junto à pedra fundamental
- Família Randon e representantes das empresas apoiadoras do projeto