Ponto de Vista: privacidade, proteção de dados e o nosso comportamento

A LGPD é um assunto muito, mas muito sério! E Giovanna Maioli conhece-o tão profundamente, que acabou por se tornar importante referência quando o tema é privacidade e proteção de dados nas organizações.

Farroupilhense radicada em Caxias do Sul há mais de 10 anos, Giovanna é diretora Comercial da DPOfficer brazil Prestação de Serviços de Consultoria em Gestão De Empresas Ltda.

Ela, que no passado já foi dona de comércio e indústria, e que por isso se considera uma profissional híbrida, que facilmente se adapta ao ambiente, é mais uma personalidade feminina a participar da Série Ponto de Vista, assinando o artigo que trata sobre o nosso comportamento em relação à privacidade e à proteção de dados.

Os desafios para quem trabalha na área não são poucos, principalmente porque para se incorporar a cultura de proteção de dados é preciso mudança de mindset. E para fazer com que as pessoas e as empresas percebam a importância dessa ‘virada de chave’, é  necessário muita dedicação, responsabilidade e resiliência, qualidades que Giovanna tem de sobra.

E mais! Giovanna acredita que proteger a privacidade dos dados de cada cidadão pode ser um estímulo à economia, fazendo valer a pena toda a jornada de adaptação à LGPD.

Na DPOfficer, Giovanna Maioli atua não somente na área Comercial e Administrativa, mas também contribui na consultoria em proteção de dados pessoais propriamente dita, além do Marketing, com uma inclinação – “diria até que é uma paixão”-  por tudo o que envolve o design.

Passou da hora de mudarmos nosso comportamento em relação à privacidade e à proteção de dados

*Por Giovanna Maioli

O avanço tecnológico e os hábitos cada vez mais digitais, aliados à necessidade de implementar programas de governança em privacidade, evidenciam que o presente e o futuro dos negócios estão alinhados na busca de estabelecer total aderência à adoção de políticas internas capazes de evitar o frequente uso indevido de dados pessoais, sejam eles no setor público ou privado.

Em se tratando de privacidade e proteção de dados, pode-se dizer que ainda há alguns desafios pela frente, devido à desinformação ou à falta de cultura a respeito do assunto, impulsionadas pela languidez na fiscalização e na aplicação de penalidades pelas autoridades competentes. Já evoluímos muito. Com a vigência plena da LGPD, legislação específica que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil, o assunto chama a atenção e desperta interesse entre empresários e lideranças há mais de dois anos.

Pode-se dizer que, atualmente, já se desmistificou a ideia de que a LGPD é mais uma exigência para os empresários, afinal, ficou claro que o seu objetivo principal é trazer proteção aos titulares, de forma ampla e geral, pois todos estamos expostos ao maciço e contínuo fluxo de dados pessoais.

Os novos tempos exigem que estejamos sincronizados com os princípios e fundamentos das legislações que regulam o tema, regras estas alinhadas ao que existe de mais moderno no mundo. É a forma de elevarmos efetivamente o Brasil ao patamar dos países com alto nível de proteção, inclusive como direito fundamental, e que tiveram como consequência a melhoria na dinâmica dos negócios, garantindo, especialmente, respeito à privacidade e à autodeterminação informativa.

Já é mais do que hora de a privacidade e a segurança de dados serem percebidas como um dos principais pilares dentro das empresas, contribuindo para a governança e as boas práticas. Cabe a todos nós, independentemente do lado em que estivermos, seja no âmbito de quem lida com dados pessoais, ou enquanto titulares de dados, mudarmos o comportamento em busca dos novos padrões de conduta, a fim de fomentar o fortalecimento da cultura de proteção de dados pessoais, com o intuito de prevenir eventuais incidentes.

Por fim, o compromisso e o tratamento adequado desses dados, além de garantirem a defesa da liberdade individual, caminham rumo ao crescimento econômico sustentável, e a conformidade tende a ser um diferencial competitivo relevante no cenário atual, bem como a oportunidade de preservar a reputação da empresa e dos negócios.

E que assim seja o ano de 2023!


 

Os outros artigos da Série Ponto de Vista já publicados você pode acessar nestes links:

Vania Marta Esperiorin
Aline Ribeiro Babetzki
Denise Pessôa
Jéssica De Carli

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Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

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