Projeto VanCina de Santiago é reconhecido nacionalmente

O Projeto VanCina, da Secretaria Municipal de Saúde de Santiago (RS), reconhecido como uma das melhores ações do País no combate à Covid-19 após imunizar mais de quatro mil pessoas, foi selecionado para concorrer ao prêmio Imuniza SUS Brasil.

O vice-prefeito do município, Marcelo Gorski de Matos, compartilha seu entusiasmo em relação a essa importante conquista: “Estamos extremamente orgulhosos do reconhecimento que o projeto VanCina recebeu. Por meio dessa iniciativa inovadora, estamos levando a imunização diretamente às comunidades. O prefeito Tiago Gorski Lacerda e eu registramos nosso reconhecimento ao secretário Eldrio Machado e a toda equipe pela iniciativa e pelos resultados alcançados com o excelente trabalho realizado”.

A VanCina tem feito a diferença em Santiago, município com aproximadamente 50 mil habitantes localizado na Região Centro-Oeste do estado gaúcho. Isso porque um ambulatório de imunização móvel leva equipes de enfermeiros e técnicos a diferentes comunidades, empresas e áreas rurais, imunizando a população. Além disso, a presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha tem sido fundamental para incentivar os moradores a regularizarem a carteira de vacinação.

Lançado em dezembro de 2021, o Projeto VanCina tem como objetivo principal reduzir o número de não vacinados contra o coronavírus. A iniciativa surgiu devido à mudança na demanda ao longo do ano, com uma diminuição na procura pela vacina e um alto índice de pessoas não vacinadas.

Para enfrentar esse desafio, a equipe da Secretaria de Saúde de Santiago desenvolveu duas frentes de atuação: a primeira, atender àqueles que não conseguem se vacinar nos horários de funcionamento das unidades de saúde, e a segunda, alcançar os indivíduos que têm dificuldade em se locomover até os locais de vacinação.

O vice-prefeito destaca a importância das parcerias estabelecidas pelo projeto: “Buscamos estabelecer colaborações com empresas, escolas e comunidades rurais, agendando visitas para que a equipe da VanCina consiga atender a uma ampla camada da população, garantindo que todos tenham acesso às vacinas necessárias.”

Com o sucesso do projeto, as ações de imunização nos postos de saúde se tornaram contínuas, e a VanCina expandiu seu alcance, passando a oferecer não apenas a vacina contra a Covid-19, mas também doses de outros imunizantes, como os contra a gripe e a poliomielite. A iniciativa tem desempenhado um papel crucial na proteção da saúde da população de Santiago.

Divulgação: Prefeitura de Santiago

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply