Restaurante Andrea faz 50 anos celebrando tradição das antigas receitas

Se você mora na Serra Gaúcha, curte os prazeres da boa mesa e não conhece o Andrea, então você não conhece a verdadeira cozinha italiana. Não é exagero! O Restaurante Andrea, eleito cinco vezes a melhor carne à la carte da Caxias do Sul (RS), costuma ser uma unanimidade e tem frequentadores que o acompanham por muito tempo.

E esse tempo já soma 50 anos, completados no mês de março de 2021. “São 50 anos no mesmo endereço e mantendo a tradição das antigas receitas”, orgulha-se Humberto Tolotti, filho do fundador e um dos proprietários do restaurante.

Humberto, Áurea e Nivaldo Tolotti

A pandemia não permitiu que a Família Tolotti comemorasse o jubileu do Andrea como merecia, mas seus donos já consideram uma vitória manter a casa ativa e seus funcionários mesmo durante o período mais severo das restrições de funcionamento dos restaurantes no Rio Grande do Sul. Obviamente que o Restaurante Andrea também se ressentiu com a proibição de abrir as portas como fazia há 49 anos, mas rapidamente se adaptou ao momento de crise, intensificou o serviço de tele-entrega e colocou seu cardápio nos principais aplicativos de delivery.

Mas o que tem de tão especial no à la carte do Andrea? Podemos começar falando dos filés. Talvez o mais famoso deles leve o nome de uma celebridade gaúcha conhecida no mundo todo: À Moda do Felipão, uma receita exclusiva em homenagem a Luiz Felipe Scolari, o técnico Campeão do Mundo ‘Felipão’. “Prezamos, em primeiro lugar, pelo sabor dos nossos pratos, começando com o cuidado na escolha do melhor ingrediente até o modo de preparo”, revela Humberto Tolotti.

Restaurante Andrea

Felipão e Seu Nivaldo

São 29 opções de filés, incluindo o clássico À Parmegiana, todos servidos com acompanhamento de massa, fritas, salada mista e polenta mole ao molho da casa, recheada com queijo. E que polenta, senhores!

Tem ainda os baurus ao prato e, de segunda a sexta-feira, tem também o “Prato do Dia”, em que é possível apreciar, para quem gosta, claro, iguarias como a tripada (comida típica do Rio Grande do Sul feita com vísceras de animais) e a codorna.

Restaurante Andrea também é conhecido pelo clima familiar 

Mas o Restaurante Andrea não seria o que é se não fosse a figura carismática do Seu Nivaldo Tolotti, 85 anos. Ele, que iniciou a história do Andrea com o sócio Remi Collato, desde 2001 toca o restaurante com a esposa e o filho.  A cozinha e o preparo dos pratos têm a supervisão e o tempero da Dona Áurea de Souza Tolotti, 74 anos. Esse clima familiar e o ambiente aconchegante do restaurante sempre atraíram a presença de políticos, empresários, artistas e pessoas ligadas à história, à cultura e aos esportes de Caxias do Sul e da Região.

Muita gente se pergunta de onde vem o nome Andrea. ‘Conta a lenda’ que o nome foi inspirado na filha recém-nascida do sócio Remi Collato. Na época, os dois abriram uma lancheria e deram ao estabelecimento o nome da pequena Andrea. A lancheria cresceu e entrou para a cena gastronômica gaúcha.

Voltando ao início desse texto, se você não conhece, ou mesmo se deseja levar alguém que também aprecia a farta e boa comida italiana para conhecer um dos melhores restaurantes de Caxias do Sul, o Andrea fica na Rua Marcos Moreschi, 85, no Bairro Pio X, e atende de segunda sexta-feira das 18h30 às 23h e no sábado, das 11h às 14h.

Texto: Marta Guerra Sfreddo

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply