Sob a administração da escola, o Dolce Italia é um local que incorpora profissionalismo em todos os aspectos, desde o atendimento à mesa até a apresentação dos pratos. Como desta Mauro Cingolani, renomado chef e professor responsável pela Escola de Gastronomia da UCS: “Temos um viés educativo, porém, o restaurante é tocado por uma equipe de gastronomia profissional, cujo serviço é preparado com os critérios necessários para isso”.
O Dolce Italia desempenha um papel integral nas atividades acadêmicas, servindo como um restaurante-escola para alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição. Enquanto os estudantes utilizam o restaurante para workshops, oficinas, cursos e experiências práticas, os profissionais da equipe são responsáveis por oferecer toda a experiência gastronômica do Dolce Italia, incluindo a culinária servida nos eventos oficiais da UCS, como coffee breaks e coquetéis. Além disso, o espaço é utilizado para aulas de cursos de aprimoramento, como o Executive Program, e programas de pós-graduação, como a Especialização em Enoturismo, oferecendo uma estrutura versátil para capacitação e qualificação. Além do ambiente acadêmico, o restaurante atende a eventos corporativos e da comunidade em geral.
À frente do Dolce Italia Vale dos Vinhedos, o chef Marçal Junqueira enfatiza como a equipe do restaurante, especializada na gastronomia italiana contemporânea, atende a uma ampla gama de paladares e necessidades de eventos. “Somos uma equipe de profissionais qualificados, com ampla experiência em técnicas culinárias. Nosso conhecimento base é fundamentado na culinária italiana e cada um de nossos profissionais interage nas mais diversas culturas, como francesa, mediterrânea, nórdica e, claro, brasileira. Nosso staff é montado de forma dinâmica, suprindo as necessidades de cada evento promovido”, afirma o chef, que se formou nos cursos de Chef de Cozinha Internacional (UCS – ICF) e Cuisine Supérieure – Le Cordon Bleu-SP.
No restaurante, a ênfase é colocada nos ingredientes locais, promovendo a produção regional. “Buscamos os sabores da nossa terra”, conta Junqueira. Isso confere um dinamismo ao cardápio, que constantemente é renovado. “Observamos que nossos clientes gostam de ter experiências diferentes a cada momento que retornam. Então, de períodos em períodos, reformulamos o menu ou o adaptamos conforme as demandas”, explica.
Um novo cardápio está atualmente em preparação no Dolce Italia, com a intenção de surpreender os clientes em breve. “Muitos testes estão sendo feitos para podermos entregar aos clientes uma experiência surpreendente”, revela Junqueira. Os clientes têm a opção de escolher um menu de quatro etapas, incluindo entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, ou seguir as sugestões do chef.
Localizado na RS 444, KM 20,7, no Vale dos Vinhedos, o restaurante recebe os visitantes de segunda a sexta-feira (exceto às terças-feiras), das 12h às 14h, e nos finais de semana e feriados, das 12h às 15h.
O Dolce Italia é uma das realizações da Escola de Gastronomia da UCS, que teve seu início em 2004, em Flores da Cunha. Em 2006, a primeira unidade do Dolce Italia foi inaugurada, operando inicialmente como parte do ambiente acadêmico e, a partir de 2017, aberto ao público, além de oferecer serviços para eventos internos e externos. Em 2019, a Escola de Gastronomia expandiu ainda mais sua presença com o Dolce Italia Caffè, localizado na UCS Livraria, no Campus-Sede, e em 2021, com o Dolce Italia Ristorante Universitário.