Retomada da economia: da recessão ao crescimento

Nas próximas colunas aqui no site Letteris, falaremos sobre como as empresas podem se valer de opções legais que lhes permitam a retomada segura dos negócios neste novo momento pós-pandemia.

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano de 2021, o desempenho recente dos indicadores de confiança e a recuperação gradual do mercado de trabalho indicam a resiliência e a retomada da atividade econômica no País, conforme avaliação feita pelo Ministério da Economia, durante recente apresentação da Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Bruta de Tributos Federais.

A pandemia não foi um choque temporário e trará importantes implicações econômicas e sociais no mundo e no Brasil.

De acordo com economistas do Banco Mundial, para se ter uma ideia do que foi o choque do coronavírus, o mundo foi de um crescimento de 2,5%, em 2019, para uma recessão mundial de 3,5%, em 2020, com as economias avançadas caindo em mais de 7%.

Mas as perspectivas são de recuperação econômica neste ano de 2021, muito ligada ao próprio cenário da pandemia e da vacinação, que é a medida de política econômica mais relevante para conseguir controlar o coronavírus e ter os benefícios econômicos.

Com relação à expectativa de crescimento, os especialistas do Banco Mundial afirmam que há uma possibilidade mundial de crescimento de 5,6% em 2021, saindo da recessão de 3,5%. No caso do Brasil, saímos de uma recessão de 4,5%, em 2020, para um crescimento ao redor de 4,5%, e devemos observar essa recuperação na atividade em 2021, o que é uma boa notícia!

A economia vai retomar e as empresas precisam estar preparadas para esta nova fase!

Te convido a me acompanhar por aqui. Teremos bons conteúdos sobre este tema, em todos os aspectos do Direito Empresarial.

Texto: Aline Babetzki

About Author

Aline Babetzki

Aline Babetzki, advogada com atuação voltada ao Direito dos Negócios, com foco em casos complexos e de reestruturação empresarial. Graduada pela UNIJUÍ, Especialista em Direito dos Negócios pela UNISINOS e em Direito Civil Contemporâneo pela UCS. Membro da OAB - seções Rio Grande do Sul e São Paulo. Crédito da foto: Bruno Kriger.

Leave A Reply