Santa Cruz do Sul sedia primeiro XPerience AgroInvest

A Safe Investimentos, escritório credenciado à XP, promove na próxima quinta-feira, 21 de julho, o primeiro de uma série de eventos voltados para o agronegócio. Com três unidades no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina, a agência realizará o XPerience AgroInvest em Santa Cruz do Sul (RS). Desde 2021, a empresa fundada em Caxias do Sul (RS) conta com filial na cidade.

Em parceria com a Bayer, o encontro exclusivo para agricultores convidados abordará temas voltados para a otimização da safra de grãos. Tiago Hansen, um dos especialistas da Safe Investimentos, abrirá o XPerience AgroInvest apresentando as melhores maneiras para rentabilizar e proteger a colheita.

De acordo com a sócia-fundadora e gestora da Safe Investimentos, Andréia Morello, são várias as opções de investimento no mercado financeiro voltadas ao agronegócio. Só em 2021, o setor representou 27,4% do PIB, a maior taxa desde 2004.

“Para o produtor, existe negociação direta de commodities na bolsa de valores brasileira, como milho, soja, café, etanol, boi gordo, entre outros, em que é possível fazer estruturas de ‘hedge agrícola’, para proteção da variação do preço. Ainda na bolsa, há a negociação de ações de gigantes do ramo, como Brasil Agro (AGRO3), Boa Safra (SOJA3), Kepler Weber (KEPL3), JBS (JBSS3), Raízen (RAIZ4), SLC Agrícola (SLCE3) e São Martinho (SMTO3), em que o investidor pode se tornar sócio de uma pequena parcela da empresa, esperando sua valorização ou uma participação dos lucros, que chamamos de dividendos”, conta Andréia.

Ainda segundo ela, para obter exposição de vários negócios rurais em uma única aplicação, existem os chamados Fiagro, fundos de investimentos que aplicam em empreendimentos agrícolas. “Para o investidor mais conservador, o agronegócio conta com aplicações diretas ao desenvolvimento da renda fixa, além das já conhecidas Letras de Crédito do Agronegócio, a LCA. Os Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA), que possuem rentabilidades normalmente maiores, também contam com isenção de imposto de renda sobre os ganhos”, explica a gestora da Safe Investimentos

Ainda no XPerience AgroInvest, representante da Dekalb, marca referência em híbridos de alta produtividade, mostrará como os diferentes ambientes de produção podem favorecer a safra. Já os profissionais da plataforma de agricultura digital Climate FieldView expõem como a tecnologia auxilia na gestão otimizada por meio de mapas feitos por satélites ou por monitores das máquinas agrícolas em plantio.

“A agricultura digital pode ser aplicada em diferentes situações, desde a utilização de defensivos e colheita, até mesmo para fazer o controle por m² do que cada área está produzindo. Através do monitoramento, é possível identificar os pontos fortes e fracos e melhorá-los. Também queremos estimular a diversificação dos manejos produtivos, como, por exemplo, o milho plantado em várzea, o milho safrinha ou safrinha de soja depois do milho”, contextualiza Andréia sobre os assuntos que serão abordados pelos profissionais da Bayer, empresa detentora das marcas Dekalb e Climate FieldView.

O XPerience AgroInvest é exclusivo para convidados e ocorrerá no Centro de Eventos do Charrua Hotel, em Santa Cruz.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Safe Investimentos

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply