Sebrae RS lança segunda edição do Projeto Feito na Serra Gaúcha

Empreendedores da indústria de moda da Serra Gaúcha têm encontro marcado na próxima quinta-feira (24), às 19h, no evento de lançamento da 2ª edição do “Feito na Serra Gaúcha”.

O projeto do Sebrae RS conta com a parceria do Polo de Moda, Sindivest e Fitemasul, e chega a 2022 oferecendo 15 novas vagas para pequenas empresas, ateliers, indústrias de confecções, tricô,  acessórios, calçados e design (móveis e objetos) fortalecerem sua marca e ampliarem os negócios. O lançamento ocorre por meio da plataforma Zoom, pelo link  https://us02web.zoom.us/j/8465798288?pwd=a3FWcG45VjNvblJTUlJNTnhHZUJDQT09  – ID: 846 579 8288 / Senha: moda.

O nome dado ao projeto diz muito sobre os objetivos e valores da iniciativa. Criada em 2021, ela busca preparar as empresas para apropriarem-se dos aspectos culturais característicos da Região, enaltecendo histórias, particularidades e o design regional da Serra Gaúcha a fim de torná-la referência nacional em identidade e sustentabilidade. Após a seleção das 15 empresas, os participantes do Projeto Feito na Serra Gaúcha terão 300 horas de capacitação em um cronograma de atividades divididos em três fases a serem executadas entre os meses de abril e novembro.

“Tivemos empresas que aumentaram suas vendas em até 50% em relação às coleções passadas só no lançamento”, destaca a gestora de Projetos de Moda do Sebrae da Serra Gaúcha, Fabiana Zin. Segundo ela, os ganhos e benefícios projetados, contudo, dependem muito do nível de envolvimento dos participantes e de como os mesmos implementam as ações propostas. Fabiana lembra que o projeto faz parte de um movimento que a cada ano busca integrar novas empresas, criando assim uma cultura de reconhecimento de qualidade e design diferenciados em nome do fortalecimento da cadeia local. “O objetivo é fazer com que as empresas se reposicionem e se apropriem de sua identidade como estratégia competitiva para venderem mais e conquistar novos clientes”, explica.

Os mentores do Projeto Feito na Serra Gaúcha

Walter Rodrigues: Estilista brasileiro, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, curador do Projeto Design Vision, criado em parceria com o Instituto Focus e que trabalha práticas sustentáveis com alunos das universidades de moda brasileiras.

Bernardete Venzon: Estudiosa em moda, cultura e identidade. Professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) na área de história e cultura de moda desde 1992. É consultora, aproximando conceitos de moda, arte, educação e design, organizando a cadeia de informações e elaborando o DNA das empresas e os conceitos dos produtos.

Tatiane Alves: Pesquisadora de comportamento e consumo. Sócia da @compassing_projetoscomdesign, tem 15 anos de atuação como consultora no mercado de moda com experiência em jornadas criativas no varejo e indústria. Curadora do Festival Mescla com palestras on-line. Sócia da marca Estúdio Sim e parceira da loja Dinarte.50 é Pós-graduada em Moda, Consumo e Comunicação pela PUC/RS.

Divulgação: Assessoria de Imprensa Sebrae RS

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Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

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