South Summit Brazil 2024: Porto Alegre respira inovação

A terceira edição do South Summit Brazil 2024, um dos maiores eventos para o ecossistema de inovação e negócios da América Latina, começou a todo vapor nesta quarta-feira (20). Com movimento intenso do público, Porto Alegre (RS) se transformou em um grande hub de conexões entre startups, fundos de investimento e corporações, além de um espaço de muito conteúdo e troca de conhecimento. Nem o calor de 35º afastou o público do Cais Mauá.

Uma das primeiras atrações a subir no palco principal do South Summit Brasil, o Arena Stage, foi Cris Arcangeli. Logo nas primeiras horas da manhã, a empreendedora em série e fundadora de empresas como Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos e Beauty’in, falou sobre o tema futurismo.

“Se conseguirmos antecipar o que vai acontecer daqui 10 anos, ficaremos bilionários. Então o caminho é estudar o cenário do seu mercado e começar a projetar os cenários possíveis. Passamos por uma crise gigantesca recentemente, que gerou transformações em nosso modo de pensar e fazer as coisas. O mundo está se transformando rapidamente. O futurismo é isso, é tentar conseguir entender o que está acontecendo e o que as pessoas querem, principalmente em relação ao inconsciente coletivo. Todo o planeta está pensando mais ou menos a mesma coisa, e é isso o que precisamos captar”, disse Cris Arcangeli.

Cris subiu ao palco pouco depois da abertura oficial do South Summit Brazil. A cerimônia teve a presença das principais lideranças do evento, além de autoridades públicas das três esferas governamentais e patrocinadores. Os convidados falaram no principal palco do evento, o Arena Stage, para uma audiência formada por startups, corporações,  investidores e o público em geral.

As boas-vindas foram dadas por José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, e María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012.

“Estamos muito felizes com a realização deste primeiro dia do South Summit Brazil com a casa cheia e ao lado de nossos parceiros. Espero que todos vocês tenham uma excelente experiência, com bastante conteúdo, negócios fechados e também muita diversão. Investimos bastante para ter neste ano uma estrutura ainda maior e melhor para receber o público. É aqui no Cais Mauá que a cidade de Porto Alegre começou, e é aqui que ela está se renovando”, falou Hopf na abertura do South Summit Brazil.

“Gostaria de agradecer à presença de todos os entes públicos e os investidores internacionais, startups e corporações que estão aqui conosco neste maravilhoso evento às margens do Guaíba. Esperamos que todos realizem conexões valiosas durante este encontro”, disse María Benjumea.

Além das principais lideranças do South Summit Brazil 2024, a abertura do evento contou com entes das três esferas governamentais e patrocinadores. Participaram da cerimônia Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul; e Ricardo Gomes, vice-prefeito de Porto Alegre.

South Summit Brazil 2024

Governador do RS, Eduardo Leite, no centro da coletiva de imprensa para jornalistas estrangeiros – Foto: Marta Guerra Sfreddo

Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 11 anos e já movimentou 13 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2023, os 22 mil metros quadrados de área receberam 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, cerca de 600 investidores, o que movimentou USD 19 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 123 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil tem como correalizadores o governo do estado do Rio Grande do Sul e a IE University, e acontecerá até o dia 22. São esperadas 24 mil pessoas.

Divulgação: Assessoria de Imprensa South Summit Brazil

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply