South Summit Brazil 2023 reafirma relevância no ecossistema de inovação

O segundo dia do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), manteve o ritmo de networking, potencializando conexões e negócios entre empresas, startups e fundos de investimentos.

Nomes importantes do empreendedorismo e da inovação nacional e internacional marcaram novamente presença à beira do Guaíba. Cerca de 11 mil pessoas passaram pelo evento nesta quinta-feira (30) para conferir as 385 palestras, debates e ações paralelas.

Entre os speakers que se destacaram nesta quinta-feira estão Jeff Clavier, fundador da Uncork Capital que falou sobre o tema Do Vale do Silício para o Mundo; Maria Rita Spina Bueno, fundadora da Anjos do Brasil e criadora do MIA (Mulheres Investidoras Anjos); Daniel Randon, presidente da Randon S.A; Marco Stefanini, CEO e fundador do Grupo Stefanini; João Humberto Falcão Martins (Fundação Dom Cabral), Eduardo Lorea, fundador e CEO da Numerik; Paulo Boneff, head global de Responsabilidade Social da Gerdau; e Gabriela Comazzetto, head global Business Solution Latam e Brasil da TikTok.

Paralelamente, no Auditório Araújo Vianna, foi realizado o South Summit Next Gen, evento que reuniu três mil alunos e professores da rede municipal de educação, que conversaram com Gabriela Comazzetto, Celso Athayde, fundador da organização social Central Única das Favelas (Cufa), e Zé Mário Sperry, campeão mundial de jiu jitsu e fundador de uma escola que ensina esporte em várias partes do mundo. Nesta atividade, eles contaram experiências pessoais e profissionais relacionadas aos negócios e setores em que atuam, abordando também o tema da inovação.

José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, festeja o balanço dos dois primeiros dias de conferências: “Não se constrói nada grande sozinho. Todos aqui são responsáveis pelo que vivemos e veremos nesses dias”.

Muito à vontade na capital gaúcha, a idealizadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, não disfarça a empolgação com a segunda edição brasileira: “Estou muito emocionada com a transformação que estamos fazendo juntos. Temos um planeta que precisamos cuidar.  Me sinto como uma gaúcha de Porto Alegre.”

Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil, está motivado com a qualidade dos projetos das startups finalistas: “O número de startups inscritas na Competição mostra a credibilidade que conquistamos no mercado e a capilaridade que o South Summit consegue ter em mercados tradicionais e em não tradicionais. Em relação ao cenário brasileiro, o momento é especial, bons projetos e iniciativas inovadoras vão continuar tendo espaço e ocupando a cena com seus produtos e serviços. Eu sou bastante otimista por natureza e acho que, cada vez mais, teremos momentos pujantes, consistentes e, principalmente, apresentaremos um ecossistema cada vez mais maduro, despertando não só confiança, mas também o interesse do mundo inteiro pelo que está sendo desenvolvido por aqui.”

Todo planejamento e operação são guiados pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro. O South Summit Brazil é correalizado com o governo do estado do Rio Grande do Sul,  que garantirá sua atuação em Porto Alegre até 2027, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

Divulgação: InPress Porter Novelli

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply