Com seis unidades produtivas distribuídas estrategicamente pelo País, e há 37 anos no mercado desenvolvendo e produzindo moldes, peças técnicas moldadas por injeção e subconjuntos montados, a Sulbras Moldes e Plásticos reforça sua estratégia de qualificação e expansão com a inauguração do Centro de Tecnologia de Moldes. A unidade, localizada no Bairro São Cristóvão, em Caxias do Sul (RS), será conhecida no dia 10 de dezembro, a partir das 17h15, durante evento que reunirá equipe, instituições, autoridades e imprensa.
Acelerar inovações tecnológicas aplicadas em seus produtos e processos, investir em pesquisas, desenvolver peças técnicas em polímero por meio da construção de moldes para o processo de injeção e, com isso, garantir todos os requisitos de qualificação dos produtos são os desafios que marcam a estreia do Centro de Tecnologia de Moldes Sulbras.
Para isso, a nova unidade conta com uma equipe de 55 profissionais das áreas de engenharia e administração executiva, técnicos mecânicos experientes e profissionais de apoio. O Centro de Tecnologia de Moldes também está capacitado a prestar assessoria técnica e atuar em todo o desenvolvimento do produto plástico injetado, desde a engenharia de projeto, especificações técnicas, materiais que podem ser utilizados, até a fabricação de protótipos incluindo impressão 3D.
“O diferencial do CTM Sulbras está na produção de moldes, de dispositivos de processo e do controle da qualidade, que vão ser usados nas linhas de manufatura de seus clientes. São moldes de peças plásticas injetadas que requerem precisão dimensional e atendimento funcional, fabricadas com polímeros de engenharia, tais como POM, PBT, PC, PA, ABS, compostos de PP, entre outros.
A planta fabril do CTM foi planejada e construída com princípios da Manufatura Lean e da Indústria 4.0, buscando otimizar o fluxo de valor, sem desperdício e retrabalho, utilizando máquinas e equipamentos modernos, conectados em rede e com tecnologia de última geração, o que garante precisão e confiabilidade em todas as fases do processo produtivo”, destaca o gerente de Desenvolvimento e Ferramentaria da Sulbras, Rafael Dannenhauer.
Em uma área total construída de 5.110 metros quadrados e com investimento inicial de R$ 25 milhões entre contrato predial, adequação das instalações e equipamentos, a nova unidade surge com o objetivo de impulsionar o crescimento da Sulbras – já reconhecida nacionalmente por suas competências em componentes injetados de elevado requisito técnico.
“Para o CTM Sulbras, o próximo ano será de consolidação industrial e desenvolvimento de mercado incluindo oportunidades de exportação. O crescimento vai ocorrer no segmento de moldes, porém é um trabalho cujo resultado surgirá a médio prazo, em torno de três anos. A partir de 2023, prevemos um crescimento de 20% em volume produtivo e vendas”, salienta o diretor-geral da Sulbras, Leocádio Antônio Nonemacher.
Divulgação: Assessoria de Comunicação Sulbras